Atletas com primeiro e segundo lugares no pódio em todas as categorias estarão automaticamente seleccionados para representar o país em 2011 no México, e também em 2010 no Sul-americano de Medellín, na Colômbia
A luta pelo maior título do Karate no Brasil, também será para representar o país em 2011 no Pan-americano, que acontece em Guadalajara, no México. Além disso, os atletas também representam o Brasil em Medellín, na Colômbia, durante os Jogos Sul-americanos, programados para acontecer entre 19 e 30 de março de 2010.
O campeonato Brasileiro de Karate adulto terá início a partir das 8h30 de sábado (17/10) no ginásio Humberto Nesi. As disputas prosseguem até domingo. E se o título brasileiro também é garantia de disputas internacionais, atletas de alto nível não faltam.
Dentre vários nomes, para o presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Karate (FNK) Alexandre César, um dos primeiros que vêm à mente é o da brasiliense Lucélia Ribeiro. A atleta é Tri-Campeã dos Jogos Pan-americanos (Winnipeg, São Domingo e Rio de Janeiro). Como se não bastasse, também foi a primeira mulher no Brasil a obter essa marca em esportes individuais e 3ª colocada no Mundial de Karate da Espanha em 2002. "É uma atleta muito bem cotada para representar o Brasil, que tem um excelente nível técnico", explica o presidente da FNK.
Mas o conjunto de ídolos do Karate nacional não se resume à Lucélia Ribeiro. Outros grandes atletas também cotados para a seleção brasileira são Juarez Santos – Medalha de ouro nos Jogos Pan-americano 2007/Rio de Janeiro e Campeão Pan-Americano 2008 e Douglas Brose – Campeão Mundial em 2009 (World Games) e 3º colocado no Mundial da WKF-Federação Mundial de Karate 2008 no Japão, dentre vários outros.
Os atletas da casa também fazem bonito. O atual Campeão Brasileiro de Karate é inclusive um potiguar. Emmanuel Santana, o Mano também coleciona o 6º colocado no Mundial da Filândia em 2006. Foi Medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos da República Dominicana 2003 e Campeão Pan-americano, além de Hexa-Campeão Sul-americano.
As lutas no Tatame montado no Ginásio Machadinho começam somente no domingo, mas a programação do Campeonato Brasileiro de Karatê Adulto começa já na sexta-feira (16/10), com um curso técnico no Hotel Marsol, seguido de um curso de arbitragem, às 9h. Mais tarde, às 18h, uma palestra com os diretores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de um congresso técnico às 19h.
0 comentários:
Postar um comentário