Postura lateral de karateca
Você já assistiu a uma luta de artes marciais e se perguntou por que suas posturas diferenciam? Você já reparou que pugilistas lutam em uma posição virada para frente e os karateca parecem ser mais virados para os lados?
Postura frontal do boxer
Quais as razões por trás das posturas de luta. Primeiramente, o pensamento deve ser sobre as regras em que atuam regras. Caso não haja preocupação de pontapés na virilha a uma postura de boxe facilita muito. Mas se você tem a preocupação de se defender de potenciais pontapés na virilha ai a postura do karateca é mais apropriada.
Em lutas de karate você observou que os combatentes ficam mais afastados do que no boxe? No karatê posiciona-se mais para os lados, porque há uma arma a mais a se preocupar, os pontapés! Se você virar de lado e ficar fora da distância crítica, você será um alvo menor, protegendo seu intestino e sua virilha.
Embora a postura básica do karate seja mais lateral ou sempre vai precisar adquirir a postura frontal na hora em que executa um ataque na mesma maneira como se faz no boxe e no Muay Thai. Ganchos e cotovelos podem facilmente atingir alvos de lado.
A postura Muay tailandês foi semelhante à posição de boxe, mas destacou a melhor posição para frente para possibilitar chutes. Não existem pontapés na virilha em suas regras por isso ainda permitiu, novamente, uma postura mais para frente. Uma visão geral de uma postura deste tipo é exemplificada por Frank Shamrock no MMA.
A postura de combate do Lyoto é típica do karatê, ou seja, é postura lateral e afastada do oponente, em zenkutso. Agora, uma semelhança que você deve ter notado do MMA e karatê é que ambos parecem ser mais para os lados.
No karatê ou MMA, você pode lutar mais para os lados, se você prefere. No MMA há a tendência de se usar a postura que melhor identifica um karateca, uma mão para cima e outro para baixo para bloquear chutes na virilha. Mas lutar em postura tanto frontal como lateral vai ser determinada pelo seu estilo de combate à distância.
0 comentários:
Postar um comentário