quinta-feira, 18 de junho de 2009

Presidente da Federação pernambucana destaca sucesso do Brasileiro 2009

Seleção pernambucana de Karatê



Parabenizo os brilhantes karatecas de Pernambuco pela apresentação no Campeonato Brasileiro de Karatê das categorias Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil realizado entre os dias 11 e 14 de junho do corrente ano em Aracaju/SE.


Os atletas pernambucanos conquistaram seis medalhas. Fruto de um trabalho de renovação e sério que a FPK está fazendo. Destaco a união existente entre os filiados; todos com o mesmo pensamento, o mesmo prisma e muito trabalho em conjunto.


Parabenizo também a Comissão Técnica, os árbitros, enfim a todos que apóiam a gestão exitosa de Luciano Beltrão. O apoio ao trabalho é quase unânime entre os filiados. Esses (os filiados), por sinal, são as pessoas que interessam, que são ouvidas, cuja opinião interessa. A FPK agradeçe o apoio de todos!


Edgar Ferraz presidente da CBK e Luciano Beltrão, presidente da Federação Pernambucana

O evento em Sergipe foi um sucesso. A CBK criou em caráter experimental este ano a Categoria de Novos para atletas entre o 6º e 3º Kyu. A Diretoria da CBK está analisando para efetivar ou não para os próximos anos.


Na Clínica de Arbitragem foram apresentadas as mudanças das regras da WKF visando a possível entrada do karate nas Olimpíadas. Tais alterações visam, segundo comissão de arbitragem da Federação Mundial de Karatê, tornar o karatê um esporte ainda mais atrativo, seguro e encantador. Cinco árbitros filiados a FPK participaram da Clínica de Arbitragem da CBK, fizeram as provas e todos foram aprovados. Saúdo os professores Manoel Laurentino, Wellington Nunes, Joaquim Santana, Geraldo Tenório e Sueli Pereira.


A Federação Pernambucana de Karatê aproveitou o evento e contratou o Prof. Celso Rodrigues para ministrar curso em Pernambuco entre os dias 09 e 12 de julho. Celso Rodrigues é faixa preta 7º Dan, Diretor de Arbitragem da CBK, Membro da Comissão de Arbitragem da PKF (Panamerican Karate Federation) e Árbitro Referee da WKF. Na oportunidade será realizado Exame de Graduação Superior em Recife, possivelmente com a presença do nosso presidente Edgar Ferraz.


Em Sergipe foi realizado, também, o Curso com Credenciamento de Técnicos. Professores, instrutores e técnicos de todo o Brasil fizeram cursos com o Árbitro WKF e Diretor Técnico da CBK, Wlademir Romic, e com o Consultor do Ministério do Esporte, Rodrigo Terra. Após esses cursos os técnicos foram submetidos às avaliações. Os dois técnicos de Pernambuco presentes em Aracaju obtiveram aprovação. O Prof. Lúcio Beltrão, com aproveitamento de 88%, obteve classificação “A”; Terezinha de Jesus Santana, com 70%, foi aprovada com credenciamento “C”.


O Curso para Técnicos ministrado em Sergipe pelo Prof. Rodrigo Terra foi sensacional.
Após 8 dias de palestras e debates com o melhores profissionais da área esportiva do mundo, o representante brasileiro nos cursos da ODEPA repassou muito bem as discussões que tiveram no México.

Rodrigo Terra - que é Diretor de Captação de Recursos da CBK, Consultor do Ministério do Esporte e Doutorando em Educação Física - discutiu com os técnicos de karate brasileiros aspectos de preparação física, técnica, tática, psicológica, nutricional, médica e fisioterápica todas no âmbito do desporto de rendimento e especificamente para o karate.

Sete karatecas filiados à FPK participaram desse Curso para Técnicos com certificação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A competição foi de alto nível técnico, com uma organização impecável; fez lembrar dois eventos históricos realizados em Pernambuco. O Campeonato Brasileiro em 2002 e o Sulamericano em 2005. Informamos que durante o evento em Sergipe a Federação Pernambucana de Karatê ratificou a solicitação para realizar o Campeonato Panamericano 2011.

A Confederação Brasileira de Karatê espera a inscrição de outras federações, contudo a FPK já está trabalhando para trazer mais um evento grandioso para Pernambuco. Os presidentes de federações até brincavam; afirmando que só faltaria para Pernambuco um Campeonato Mundial.

2 comentários:

Unknown disse...

Convido as Meninas do Karate a dar uma lida no blog sobre a real situação do karate em Pernambuco, não sei se já é do seu conhecimento, mas vai de qualquer forma:

http://bubishi.wordpress.com/
http://bubishi.wordpress.com/emporio-da-ilusao/

Obrigado.

Oswaldo Bezerra disse...

Em termos de resultado Pernambuco foi muito aquém do seu real potencial. Talvez o excesso de brigas internas ao contrário do Rio de Janeiro, que é coeso, direcionem para os maus resultados no campo desportivo. Torcemos para que as coisas se re-acertem na linda Recife em prol do karat"e-Do.

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado