quinta-feira, 18 de junho de 2009

Rio passa a ser a favorita para os jogos olímpicos de 2016

Rio passa a favorita depois de sua apresentação


Rio de Janeiro se tornou uma das cidades favoritas, talvez a principal, para organização os Jogos Olímpicos de 2016, pela qualidade técnica da sua apresentação e também pela geografia, economia e política. A principal rival do Rio seria Chicago, que tem o apoio do presidente Barack Obama, que começou sua carreira política lá.

Esta foi a impressão em Lausanne, a cidade suíça onde o membros do Comitê Olímpico Internacional ouviram a portas fechadas, as apresentações das cidades candidatas: Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio. O COI também considerou os méritos desta semana com sete federações desportivas que pretendem participar nas Olimpíadas: beisebol, softbol, squash, Karatê, sete rugby, golfe e desportos em patins.

Squash e karatê foram favorecidos pela aritmética eleitoral, mas a raiz do beisebol foi eliminou a principal objeção de adversários, e pode ser capaz de voltar aos Jogos Olímpicos, onde foi até 2008. A sensação é de que, neste momento em 2016 os jogos irão para o oeste fiacará entre Rio e Chicago, segundo Mihir Bose, editor de esportes da BBC. A votação sobre ambas as questões será realizada em Copenhage, em Outubro deste ano. Anteriormente, em Agosto, numa reunião do Comité Executivo do COI, em Berlim, os sete esportes serão reduzidos para dois. Depois, em Outubro, será decidido se os dois serão incorporadas ou não o programa dos Jogos Olímpicos.

Quanto às cidades candidatas, o enviado da BBC's Alex Capstick, Lausanne relatou que Chicago parecia a favorito por causa do apoio e manifestado do Presidente Obama, mas alguns observadores estão inclinados para o Rio de Janeiro. Esta é a opinião do veterano Mihir Bose, editor de esportes da BBC, que em seu blog disse que as quatro cidades têm boas notas nos relatórios preliminares do COI, mas parece que o Rio está na frente.

Fatores envolvidos



Bose afirma que a única oposição ao pedido do Rio foi o fator de segurança, mas acrescenta que o relatório do COI é tranquilizador, a este respeito. Quanto a outros fatores, é importante salientar que os Jogos ainda não foram feitos antes na América do Sul.

Contestação

Contra Madrid, para além da história do Barcelona, é o fato de que, se bem sucedida, a Europa passaria a ser o palco de três jogos consecutivos: Londres 2012, Sochi 2014 e em Madrid em 2016. Tóquio já foi referido sede (embora há muito tempo, em 1964) e do Leste da região, teve um recente sede, Pequim 2008.

Estados Unidos sediou os Jogos Olímpicos em Atlanta, durante muitos anos, em 1996, mas muitos observadores acreditam que, se Obama presidente ou sua esposa Michelle, aparecer em Copenhage, em Outubro, muitos delegados’ flutuantes votarão em Chicago.

Um fator de peso é o sentimento oposto hostil aos Estados Unidos, tanto por fatores políticos bem conhecidos, por razões econômicas, porque o Comitê Olímpico do país que recebe uma parte muito substancial das receitas de TV comerciais e jogos.

Pressões (às vezes desonestas), preconceitos e considerações políticas são sempre importantes, mas são impossíveis de medir. A impressão de Bose e de outros observadores imparciais é que, no domínio da justiça (um valor que tende a variar consoantes os interesses nos jogos), Rio enfrenta com uma ligeira vantagem nesta fase das deliberações.

No que diz respeito aos desportos que pretendem entrar ou retornar ao calendário de jogos, o favoritismo de karatê e squash pode ser explicada pela história recente do movimento olímpico. Beisebol e softbol foram abandonados a partir de 2012 os Jogos em Londres uma votação em 2005, enquanto os outros cinco não conseguiram votos suficientes na oportunidade de ser incluído.

Mais Populares são o squash e karatê, mas não obteve os dois terços necessários. Agora, porém, mudou o sistema e apenas exigem uma maioria simples.

Mito


Assim, os rendimentos desses dois esportes parece assegurada, mas beisebol eliminou o principal motivo para a exclusão do jogo: desta vez não haverá jogos da Major League durante os Jogos, facilitando assim a participação da melhores jogadores.

Londres 2012 terá apenas 26 esportes, menos do que em dois dos últimos três jogos. O COI pretende reverter para 28 pessoas no beisebol 2016.

Outro fator é que o europeu tende a diminuir o peso de numerosos países asiáticos e latino-americanos que compartilham de um amor por esportes de origem americana.

“A mídia européia enfatiza que o beisebol só é praticado nos Estados Unidos e alguns países centro-americanos e asiáticos”, ou seja, neste sentido, que assumem que a sua distribuição é muito restrita.

Na verdade, mais de cem países têm associações nacionais de beisebol. John Walmsley, secretário da Federação Britânica de Baseball (sim, também no Reino Unido!), Disse que era "provavelmente o segundo maior vendedor de equipamento desportivo após o futebol."

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado