quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A ITKF de Hidetaka Nishiyama

Hidetaka Nishiyama, criador da Internacional Tradicional Karate Federation

A ITKF foi criada em 1972 depois da divisão da WUKO. O motivo foi a entrada da África do Sul no campeonato mundial do mesmo ano. Os participantes das equipes dos Estados Unidos e Japão, principalmente, decidiram não participar em protesto contra o "apartheid". Assim foi criada a nova organização a nível mundial, que elegeu como presidente o mestre Hidetaka Nishiyama (aluno direto de Gichin Funakoshi).



Na ITKF se intercambiaram conhecimentos do Karate Tradicional entre distintos estilos, como Goju-ryu, Shito-ryu, Shoto-kan, Shoto-kai, etc. Foi uma maneira de enriquecer os conhecimentos dos praticantes e dar oportunidade de aprender diferentes estilos de Karate-para seu benefício. A idéia de Hidetaka Nishiyamaera era a de continuar o trabalho iniciado por Gichin Funakoshi, o de transmitir o Karate Tradicional (shotokan) as novas generações com finalidade ética e educativa.



A ITKF por um breve momento se juntou a WUKO novamente. Depois de muitos desentendimentos e batalhas políticas, o Karate se colocou em direção às Olimpíadas do ano 2000 no dia 29 de julho de 1996 em Osaka, Japão. Naquela data foi assinado o acordo definitivo entre o Mestre Nishiyama, representando a ITKF, e Jacques Delcourt, representante da WUKO.



O acordo foi firmado, ainda, por quatro representantes de cada uma dessas organizações. Trata-se de um acordo que previa a criação de uma fundação Mundial, para gerenciamento e promoção do karate a World Karate federetion (WKF), que teria a missão da coordenação de Kunio Tatsuno, da World karate do Promotion Foundation.



O acordo definiu o seguinte:"A criação de uma Fundação Mundial para gerenciamento e promoção do Karate, a qual seria coordenada pelo Sr. Kunio Tatsuno (World karate do Promotion Foundation). Ambas as partes (WUKO e ITKF) fariam todos os esforços para levar o Karate aos jogos Olímpicos. As organizações teriam como base a decisão original da 101 sessão do COMITE OlÍMPICO INTERNACIONAL de 1993, a qual deu status as duas organizações que unidas sob a égide WKF que seria a única representante do COI.



Em razão disso O Brasil, que era filiado à ITKF mudou sua filiação para a WKF, seguindo orientação do COB. Isso aconteceu em todo o mundo e a ITKF esvaziou por completo. Mas em determinado momento o acordo foi quebrado e inclusão do karatê às Olimpíadas acabou em apenas um sonho. Contudo a WKF saiu como federação reconhecida pelo COI e em 2009 terá a chance de incluir o karatê nas olimpíadas de 2016...mas isso já é outra história...

2 comentários:

Anônimo disse...

O texto está errado. Principalmente o último parágrafo. Quem não quis se unificar mediante solicitação do COI foi a WKF. Conforme carte enviada pelo próprio Sensei Nishiyama ao COI em agosto de 2008 (este ano)

Vejam:http://www.itkf.org/files/IOC_Aug2008.pdf

Creio ser uma grande injustiça com um grande mestre de karatê a publicação de um texto errado sobre questionando sua postura. Quando sabemos que a política da WKF e CBK é terrível criando verdadeiros absurdos.

Oss

Anônimo disse...

Em nenhum momento o texto assinado pelo Kioshi Nihiyama cita uma quebra de acordo por parte da WKF. O que ele escreveu foi que quer dois karatê nas olimpíadas o esportivo e o tradicional. Já está difícil entrar o desportivo imagina o tradicional.

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado