Resumo do Sensei José Roberto de Oliveira Braga da obra Movimento inicial e Postura por Masatoshi Nakayama, em 9 Atos.
No karatê, o poder do corpo inteiro é focalizado em uma parte, tal como um punho ou um pé, para que um poder imenso e destrutivo seja liberado em um momento; portanto, eis um conselho: considere seus punhos e pés como espadas. Em uma competição o punho ou o pé do atacante é em princípio visado a alguns centímetros do alvo, uma polegada, mais ou menos, do corpo do oponente para não feri-lo.
Não levando em consideração tal poder destrutivo, vêm as palavras: Não há movimento inicial em karatê. Esse espírito está incorporado no kata, os padrões que formam a essência da pratica do karatê-do. O karatê tem duas formas de prática: kata e kumite (luta simulada). Os kata são padrões de defesa e ataque combinados que simulam quatro ou oito inimigos à direita,à esquerda, na frente e atrás.
Até onde sei, há 40 ou 50 tipos de kata. Cada um começa com defesa (uke). Você pode dizer que já que o karatê nasceu como uma arte de autodefesa, é natural que não tenha nenhum movimento inicial. Isso é certamente verdade, mas se você concluir imediatamente dessas palavras, “não há nenhum movimento inicial no karatê” que você pode contra-atacar livremente, você não tem contudo compreendido a alma de karatê-do. O significado essencial dessas palavras é muito mais profundo.
Além de conter-se de atacar primeiro, é requerido aos praticantes de karatê não criar uma atmosfera que levará a problemas. Eles também não devem visitar lugares onde é provável que aconteçam problemas. Para observar esses conselhos, o praticante deve cultivar uma atitude digna para com os outros e um coração humilde. Esse é o espírito que se oculta nas palavras, “não há nenhum movimento inicial em karatê”.
E esse espírito é a alma de karatê-do. Um mestre diz: “O karatê é baseado em tentativas de evitar qualquer problema, para não bater e não apanhar dos outros”. Um outro diz: “Harmoniosamente evite problemas, e abomine a violência. Caso contrário, você perderá a confiança e perecerá".
Não levando em consideração tal poder destrutivo, vêm as palavras: Não há movimento inicial em karatê. Esse espírito está incorporado no kata, os padrões que formam a essência da pratica do karatê-do. O karatê tem duas formas de prática: kata e kumite (luta simulada). Os kata são padrões de defesa e ataque combinados que simulam quatro ou oito inimigos à direita,à esquerda, na frente e atrás.
Até onde sei, há 40 ou 50 tipos de kata. Cada um começa com defesa (uke). Você pode dizer que já que o karatê nasceu como uma arte de autodefesa, é natural que não tenha nenhum movimento inicial. Isso é certamente verdade, mas se você concluir imediatamente dessas palavras, “não há nenhum movimento inicial no karatê” que você pode contra-atacar livremente, você não tem contudo compreendido a alma de karatê-do. O significado essencial dessas palavras é muito mais profundo.
Além de conter-se de atacar primeiro, é requerido aos praticantes de karatê não criar uma atmosfera que levará a problemas. Eles também não devem visitar lugares onde é provável que aconteçam problemas. Para observar esses conselhos, o praticante deve cultivar uma atitude digna para com os outros e um coração humilde. Esse é o espírito que se oculta nas palavras, “não há nenhum movimento inicial em karatê”.
E esse espírito é a alma de karatê-do. Um mestre diz: “O karatê é baseado em tentativas de evitar qualquer problema, para não bater e não apanhar dos outros”. Um outro diz: “Harmoniosamente evite problemas, e abomine a violência. Caso contrário, você perderá a confiança e perecerá".
0 comentários:
Postar um comentário