Resumo do Sensei José Roberto de Oliveira Braga da obra Movimento inicial e Postura por Masatoshi Nakayama, em 9 Atos.
Como você pode ver, resolvi meu dilema e tive sucesso em criar a competição de karatê. No entanto ainda temo uma coisa: enquanto as competições de karatê se tornaram populares, os praticantes de karatê se tornaram absorvidos demais em vencer.
É fácil pensar que ganhar um ponto é o mais importante, e é provável que as competições percam a rapidez de ação característica do karatê. Nesse caso, as competições de karatê se degenerariam em meras trocas de golpes. Além disso, eu não posso dizer se a idéia de competições de estilo livre combina com a alma do karatê como ensinado pelo Mestre Funakoshi Gichin, o fundador do karatê-do. Pois como você verá em seguida, a alma do karatê requer um padrão muito alto de ética.
A Arte dos Homens Virtuosos - O mestre Funakoshi freqüentemente recitava um velho ditado de Okinawa: “O karatê é a arte dos homens virtuosos”. É desnecessário dizer, para alunos de karatê, que ostentar imprudentemente seu poder ou exibir a sua técnica em lutas vai contra a alma do karatê-do. O significado do karatê-do vai além da vitória em uma competição de maestria ou técnicas de autodefesa.
Diferente dos esportes comuns, o karatê-do tem uma alma em si próprio. Ser um verdadeiro mestre é entender a alma do karatê-do como um Caminho Marcial. O karatê-do se popularizou nestes dias, e sua alma está apta a passar de nossas mentes. Aqui eu discutirei a alma do karatê, voltando às raízes desse Caminho (Modo) Marcial.
Diz-se que o karatê não tem movimento inicial (sente). Isso é uma advertência aos praticantes para não lançar o ataque inicial e conseqüentemente uma proibição rígida contra imprudentemente usar as técnicas de karatê.
Os mestres de karatê, especialmente o Mestre Funakoshi, aconselhavam estritamente seus alunos repetidamente com essas palavras. Na realidade, não é inapropriado dizer que eles representam a alma do karatê-do.
É fácil pensar que ganhar um ponto é o mais importante, e é provável que as competições percam a rapidez de ação característica do karatê. Nesse caso, as competições de karatê se degenerariam em meras trocas de golpes. Além disso, eu não posso dizer se a idéia de competições de estilo livre combina com a alma do karatê como ensinado pelo Mestre Funakoshi Gichin, o fundador do karatê-do. Pois como você verá em seguida, a alma do karatê requer um padrão muito alto de ética.
A Arte dos Homens Virtuosos - O mestre Funakoshi freqüentemente recitava um velho ditado de Okinawa: “O karatê é a arte dos homens virtuosos”. É desnecessário dizer, para alunos de karatê, que ostentar imprudentemente seu poder ou exibir a sua técnica em lutas vai contra a alma do karatê-do. O significado do karatê-do vai além da vitória em uma competição de maestria ou técnicas de autodefesa.
Diferente dos esportes comuns, o karatê-do tem uma alma em si próprio. Ser um verdadeiro mestre é entender a alma do karatê-do como um Caminho Marcial. O karatê-do se popularizou nestes dias, e sua alma está apta a passar de nossas mentes. Aqui eu discutirei a alma do karatê, voltando às raízes desse Caminho (Modo) Marcial.
Diz-se que o karatê não tem movimento inicial (sente). Isso é uma advertência aos praticantes para não lançar o ataque inicial e conseqüentemente uma proibição rígida contra imprudentemente usar as técnicas de karatê.
Os mestres de karatê, especialmente o Mestre Funakoshi, aconselhavam estritamente seus alunos repetidamente com essas palavras. Na realidade, não é inapropriado dizer que eles representam a alma do karatê-do.
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