Introduzido no Brasil na década de 50, através da colônia Japonesa, inicialmente no Estado de São Paulo e posteriormente em outros estados, o Karate desenvolveu sua prática por todo o País, culminando com equipes competitivas e a participação dos atletas brasileiros em competições nacionais e internacionais, onde conquistaram inúmeras medalhas.
O Primeiro Campeonato Brasileiro
O I Campeonato Brasileiro de Karate foi realizado há quarenta anos atrás na cidade do Rio de Janeiro - Ginásio de Esportes do Botafogo Futebol e Regatas. Esta foi a primeira competição oficial de Karate no Brasil. Foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 1969 e teve a participação dos seguintes estados: São Paulo, Distrito Federal, Bahia e Rio de Janeiro.
RESULTADOS:
Kumite Individual
1º Lugar: Dorival Caribe (BA)
2º Lugar:Denílson Caribe (BA).
Kata Individual
1º Lugar: Cláudio Trigo (RJ)
2º Lugar: Denílson Caribe (BA).
Kumite Equipe :
1º Lugar : Rio de Janeiro
(Lirton Monassa, Márcio Benvenutte, Cláudio Trigo, Mario Cervone, Paulo Góes, Fernando Soares e Antonio Fraga).
2º Lugar: São Paulo
(Alfio Ferrari Filho – Roberto Ferreira – Joel Souza - Luiz Tasuke Watanabe – Toshio Nagai e Djair Daniel).
Kata Equipe :
1º Lugar: Rio de Janeiro
(Cláudio Trigo – Marcio Benvenute - Antonio Fraga - Mario Cervone e Sebastião Nazaré )
2º Lugar : Bahia
(Denílson Caribe – Ivo Rangel – Ivan Palma e Milton Mucarzel) .
Os atletas acima relacionados fazem parte da história do Karatê brasileiro e participaram do primeiro campeonato oficial de Karatê no Brasil. A entidade dirigente da modalidade na época era a Confederação Brasileira de Pugilismo, através do seu Departamento de Karatê.
Fonte: Confederação Brasileira de KaratêO Primeiro Torneio de Âmbito Nacional
Na coluna de Denílson Caribé, no Jornal Esportivo da Bahia de 1977, há menção do que teria sido o primeiro torneio de karatê em âmbito nacional como transcrito abaixo:
Em junho de 1965, por via rodoviária e o que é mais importante, com cada atleta pagando a sua própria passagem, embarcou a primeira Seleção Baiana de Karatê com a seguinte constituição: Técnico Eisuke Oishi; atletas: Denílson Caribe, Renato de Jesus Pereira, Renato Duarte Filho, Lázaro Gagliano, Carlos Alberto Costa e Ivo Rangel da Silva.
Esse torneio foi o primeiro de âmbito nacional feito para atletas de Karatê e sua realização, no ginásio da Polícia de São Paulo, reuniu um público de quase seis mil pessoas, superlotando as dependências existentes. Ele nos surpreendeu, agradavelmente pela sua organização e pela receptividade obtida junto ao público esportivo paulistano e, muito mais, quando no final, a Seleção Baiana foi proclamada campeã. Não sem antes ter havido a nossa desclassificação praticamente feita pelo prof. Taniguchi que funcionou como Árbitro central em todas as lutas, agindo com indisfarçada parcialidade, o resultado não teria sido injusto se considerássemos que, nervosos pelas constantes distorções da arbitragem, os atletas baianos acabaram por concluir alguns golpes, contundindo os adversários. Isto, porém, no nosso entender, apresentou a eficiência que deveria ser fruto dos ensinamentos de Taniguchi, opinião idêntica à de outros mestres presentes. Estes, reunidos acabaram por mudar grande parte das decisões da arbitragem concedendo-nos a vitória e, finalmente, o Título de certo modo surpreendente e inesperado de Campeões do I Torneio Nacional de Karatê. Isto representou uma revisão ampla na decisão do nosso principal objetivo: aliar a técnica à eficiência.
Será no primeiro estado campeão brasileiro, a Bahia, o "Campeonato Brasileiro" 2008 de categorias de base, pela CBK. Infelizmente, o karate dividido já não lota estádios como na década de 60. Mas os torneios ainda tem o mesmo espírito de congraçamento e aprimoramento de técnica e eficiência, que ocorriam nos primeiro torneios nacionais.
1 comentários:
LegaOoummm sÓ keria-lhes pedir um favor miih add nuh orkuut...
>lilasya@hotmail.com<
Postar um comentário