sábado, 15 de março de 2008

Karate: modelo das competições

Algumas pessoas consideram que um verdadeiro campeão de karate desporto deveria ser o atleta que apresentasse melhor desempenho tanto no Kata como no Kumite. Idealmente deveria ser assim mas a realidade vai por um caminho diferente. Muitos atletas estão se especializando ou no Kata ou no Kumite. Claro que existem exceções como Lefreve ou a nossa Larissa Brabosa de Maricá que sempre apresentam ótimo rendimento nas duas modalidades.


A CBK resolveu até separar as competições de Kata e Kumite, o que veio a agradar a grande maioria dos atletas. O motivo é que mantendo a duas competições juntas estava ficando inviável devido ao gigantismo. Imagine uma competição com vinte estados representados, as competições se arrastariam. Outro motivo que agradou aos atletas é que agora eles podem fazer preparações específicas para cada tipo de competição. Kata e Kumitê são competições diferentes e hoje temos o estado do Rio de Janeiro como campeão brasileiro de kumite e a Bahia como o estado campeão no Kata.


Cada pais tem a sua forma de organização na realização das provas e o que apresentam nelas. Vejamos como é a coisa na Europa. No dia 8 de março aconteceu o Campeonato de Portugal onde apenas necessitou de um dia para as provas individuais, já a Espanha realiza o seu Campeonato absoluto em dois dias com prova individual e equipes.


Os franceses realizam o Campeonato Senior em dois dias sendo um dia para kumite Equipe e o segundo dia para provas de equipes apenas de kumite, quanto ao kata este realiza-se no outro fim de semana separado deste, este método é também utilizado pelos italianos, que realizaram a sua prova de Kata no dia 8 e 9 de Março com os escalões de Cadetes, Juniores e Seniores e o de Kumite será no próximo dia 29 e 30 do abril.


Afinal qual seria a melhor maneira de todas?? Ou seja a mais interessante??

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado