sábado, 15 de março de 2008

Histórico: Enoeda vs. Kanazawa





Sensei Keinosuke Enoeda


Nasceu em Kyushu, uma ilha do Sul do Japão, em 4 de Julho de 1935. Iniciou-se na prática do Judo e com 16 anos recebeu o 2º Dan. Após ter visto uma demonstração de Karate, ficou tão impressionado, que decidiu canalizar toda a sua energia para a prática do Karate. Entrou para a Universidade de Takashoku, onde se graduou em Economia, fazendo parte da famosa secção de Karate desta Universidade. Foi na representação da equipa desta Universidade que se tornou campeão do Japão (Japan Karate Association – JKA) em 1963.

Após a saída da Universidade juntou-se a classe de instrutores da JKA criada por Sensei Masatoshi Nakayama. Depois do curso de 3 anos passou a dar estágios e treinos em diversos países – Indonésia, África do Sul e Hawai – vindo a radicar-se em Inglaterra onde era o Director Técnico da KUGB – Karate Union of Great Britain.

Em Portugal orientou tecnicamente o CPK – Centro Português de Karate até meados da década de oitenta. Quem não se lembra nos estágios, da sua enorme energia, elevada técnica, do seu incrível mawashi geri, das frases que repetidamente dizia : ‘Keep the back straight’, ‘Use your stomac’.

Ao longo dos anos continuou a ser uma referência para todos os karatekas Shotokan, através dos estágios, livros e vídeos. Faleceu em 29 de Março de 2003 no Japão, vitima de câncer.


Sensei Hirokazu Kanazawa

Nasceu em Iwate, Japão, no ano de 1931. Em princípio se viu praticando Judô até que pode mudar seu treinamento para o Karatê, isto porque na época cada Universidade especializava-se na prática de uma modalidade esportiva ou de arte marcial, em geral, pertencer a uma Universidade e praticar alguma atividade em outra não era possível. Então teve que mudar de Universidade para poder praticar o que realmente queria.

Ingressou na Universidade de Takushoku em 1952, famosa pelo seu Karatê-do.
Estudou os ensinamentos do fundador do Karatê Shotokan, Gichin Funakoshi, junto a outros professores da época e logicamente com Nakayama, de tal forma que em 1956, depois de sua graduação na Universidade, ingressou na Japan Karate Association (JKA).

Seu progresso na arte foi muito rápido de tal forma que pode demonstrar ao ganhar o primeiro All Japan Karate Championships em 1957 com sua munheca fraturada e ser o grande campeão no segundo All Japan Karate Championships ao vencer no Kata e em Kumite no ano de 1958. Se formou como instrutor para ser um dos primeiros mestres a ensinar Karatê-do pelo mundo, em uma época em que o Japão se empenhava em enviar mestres a diversas partes do mundo para a divulgação e expansão do Karatê, de tal forma que em 1960 foi mandado como Instrutor-Chefe ao Havaí e aos Estados Unidos.
Em 1961 conseguiu o 5º Dan e a partir daí marcaria o resto de sua vida pela constante dedicação e divulgação para o desenvolvimento do Karatê-do, tal qual havia anteriormente aprendido com o Mestre Gichin Funakoshi.

Em 1962 foi nomeado Instrutor-Chefe para a Alemanha e em 1965 para o Reino Unido. Em 1966 conseguiu seu 6º Dan e em 1957 passou a Instrutor-Chefe da JKA Européia e da Federação Alemã de Karatê. Em 1968 foi treinador da equipe européia no Campeonato Mundial do México e retornou para o Japão para receber o cargo de Diretor da JKA. Em 1971 conquistou o 7º Dan da JKA e foi nomeado Diretor Geral da Divisão Internacional desta Organização, além de Shihan para as Universidades de Musashikogyo, Kantogakuin e Kitasato. Em 1972 foi treinador da equipe japonesa que venceu o Campeonato Mundial de Paris. Em 1973 conquistou o 7º Dan pela All Japan Karate Federation.

Em 1976 foi árbitro do primeiro Campeonato Mundial da
IAKF em Los Angeles, assim como do Campeonato da Ásia-Oceânia da JKA realizado em Hong Kong. Em 1977 se vê obrigado a abandonar a JKA devido a seus princípios éticos e morais se virem atingidos por uma série de acontecimentos que obrigaram a interromper o seu trabalho. Um erro de comunicação que anos depois Nakayama quis resolver e que por força do destino faleceu antes deste esperado encontro.


Ao abandonar a
JKA fundou a SHOTOKAN KARATE DO INTERNATIONAL FEDERATION (SKIF), uma das organizações mais potentes do mundo com a presença oficial em mais de 100 países. Uma vez criada a SKIF, retoma o seu trabalho de divulgação e ensinamentos pelo mundo.


Hoje mais do que nunca podemos nos dar conta do grande trabalho realizado pelo Mestre Kanazawa visando o desenvolvimento do Karatê Shotokan, anualmente passa aproximadamente 8 meses fora de seu país realizando seminários e cursos por todo o mundo procurando estabelecer seus princípios e sua forma de entender o Karatê-do dentro e fora do
tatami, baseando-se nos mesmos princípios de etiqueta e de desenvolvimento interno do que com o simples desenvolvimento físico e assim constituiu o que se denominou a família SHOTOKAN KARATE-DO INTERNATIONAL, uma Federação mundial onde as relações pessoais e o desenvolvimento humano tem tanto valor quanto o puramente técnico.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado