Resumo do Sensei José Roberto de Oliveira Braga da obra Movimento Inicial e Postura por Masatoshi Nakayama, em 9 Atos.
Mas mesmo que não haja qualquer postura física, você pode pensar em uma certa postura mental necessária. Você não pode relaxar sua atenção. É por isso que no karatê-do se diz: há postura mas não há postura. Os praticantes assumem uma postura mental mas não uma postura física. De fato, esse não é o estágio mais alto da arte.
No estágio mais alto, os praticantes de karatê não devem ter nem postura de corpo nem de mente em uma luta real. Nisto está contido o profundo significado de “não há postura em karatê”. É este estágio mais alto, a essência comum dos Modos Marciais Japoneses que explicarei em seguida.
No século dezessete, o sacerdote Zen Takuan deu para Yagyu Munenori um tratado que teve grande influência no lado ideológico dos Modos Marciais do Japão. É popularmente chamado “Fudochi Shinmyo Floku” e nele, Takuan escreveu:
“Se você focalizar sua mente nos movimentos do seu oponente, sua mente é absorvida pelos movimentos dele. Se sua mente estiver na espada de seu oponente, sua mente é absorvida pela espada de seu oponente. Se sua mente estiver em cortar seu oponente, sua mente é absorvida em cortar o seu oponente. Se sua mente estiver em sua espada, sua mente é absorvida por sua espada. Se sua mente estiver em não ser cortado, sua mente é absorvida por não ser cortado...”
“Onde, então, a mente deveria estar! Você não deveria pôr sua mente em nenhuma parte. Então sua mente se espalha ao longo de seu corpo, alarga-se, totalmente liberta. Se seus braços forem importantes, ela serve seus braços. Se suas pernas forem importantes, ela serve suas pernas. Se seus olhos forem importantes, ela serve seus olhos. Trabalha livremente no corpo onde quer que necessário.”
No estágio mais alto, os praticantes de karatê não devem ter nem postura de corpo nem de mente em uma luta real. Nisto está contido o profundo significado de “não há postura em karatê”. É este estágio mais alto, a essência comum dos Modos Marciais Japoneses que explicarei em seguida.
No século dezessete, o sacerdote Zen Takuan deu para Yagyu Munenori um tratado que teve grande influência no lado ideológico dos Modos Marciais do Japão. É popularmente chamado “Fudochi Shinmyo Floku” e nele, Takuan escreveu:
“Se você focalizar sua mente nos movimentos do seu oponente, sua mente é absorvida pelos movimentos dele. Se sua mente estiver na espada de seu oponente, sua mente é absorvida pela espada de seu oponente. Se sua mente estiver em cortar seu oponente, sua mente é absorvida em cortar o seu oponente. Se sua mente estiver em sua espada, sua mente é absorvida por sua espada. Se sua mente estiver em não ser cortado, sua mente é absorvida por não ser cortado...”
“Onde, então, a mente deveria estar! Você não deveria pôr sua mente em nenhuma parte. Então sua mente se espalha ao longo de seu corpo, alarga-se, totalmente liberta. Se seus braços forem importantes, ela serve seus braços. Se suas pernas forem importantes, ela serve suas pernas. Se seus olhos forem importantes, ela serve seus olhos. Trabalha livremente no corpo onde quer que necessário.”
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