Painel mostra vista do navio Kasatu Maru, que trouxe 165 famílias japonesas ao Brasil em 1908
Por: PAULO RAMOS, Uol Blog
Catorze painéis. Cada um com um momento crucial dos cem anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados agora em 2008. É a proposta da exposição "Fragmentos da Imigração", que tem abertura oficial nesta segunda-feira à noite, às 19h, em Santos.
O porto da cidade do litoral paulista foi a primeira impressão que os imigrantes vindos do Japão tiveram do Brasil. O navio Kasato Maru, que trouxe 165 famíllia japonesas, desembarcou no dia 18 de junho de 1908.
O embarque e o desembarque (mostrados ao lado) tomam dois painéis da exposição. Cada uma das catorze ilustrações é acompanhada de um texto explicativo. Os desenhos são de Eder Messias e foram feitos no estilo dos quadrinhos japoneses.
A proposta é que os painéis sejam vistos em seqüência cronológica. Vão dos motivos que levaram os japoneses a
procurar novas oportunidades de emprego até a situação dos descendentes, que hoje vivem no Brasil.As pesquisas e o projeto gráfico foram de Fábio Tatsubô, coordenador da Mostra Nacional de Fanzines, realizada anualmente na cidade.
"No início do projeto, gostaríamos de realizar uma obra que não ficasse na superfície da informação ou no discurso de como é bonito a cultura japonesa, seus desenhos, sua culinária, adornados de origamis, sushis e sashimis", diz, por e-mail.
Tatsubô, um filho de imigrantes japoneses nascido há 35 anos, diz que, sempre que abordava o projeto, lembrava-se da representação da Via Crúcis, mostrada em igrejas católicas. A Via Crúcis mostra, em diferentes ilustrações, o calvário de Jesus Cristo antes da crucificação.
Segundo ele, trata-se de uma técnica de "emitir uma mensagem por meio dos desenhos". De acordo com levantamento apresentado na mostra, de 1917 a 1940, desembarcaram no Brasil 164 mil japoneses. Setenta e cinco por cento foram para o estado de São Paulo.
Serviço - Exposição "Fragmentos da Imigração".
Quando: a partir desta segunda, 09.06. Horário: 2ª (09.06), às 19h; demais dias, das 14h às 22h; sábado, das 14h às 18h. Onde: Oficina Pagu, em Santos, no litoral de São Paulo. Endereço: Praça dos Andradas, s/n, centro. Quanto: de graça.










0 comentários:
Postar um comentário