quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Lenda da Mão-de-Ferro

Benedito "Mão de Ferro" em sua juventude

No ano de 1942, na Vila de Santa Isabel na grande São Paulo nasceu Benedito Nelson Augusto dos Santos, filho da lavadeira Georgina Malachias e do pedreiro Nelson dos Santos. Hoje aposentado pela Aeronáutica, continua seu trabalho de confecção de espadas, possui o Oitavo DAN, dá aula de karatê de combate e karatê desportivo, reside em Porto Velho com sua mulher e alguns alunos, construindo um condomínio onde todos tem sua casa própria e podem estar mais próximos para praticar e fazer exercícios para uma melhor observação de si, aumentando a consciência, tornando-se uma melhor pessoa e um melhor cidadão. Este é Benedito Nelso o "Mão-de-Ferro".

Como surgiu o nome Mão-de-Ferro...

Na véspera de um campeonato, aproximadamente no ano de 74, no Rio de Janeiro, Benedito com seus 68 kg estava treinando na academia de um amigo, quando este lhe apresentou um rapaz que estava no auge de sua carreira pois vencera alguns campeonatos com seus 92 kg. Benedito foi convidado pelo rapaz a lutar Jiu-Kumite. Segundo a etiqueta oriental essa atitude já foi de desrespeito, porém Benedito aceitou o convite, considerando-o como um desafio de um novato.


Revista em quadrinhos em homenagem a Benedito Nelson

O rapaz partiu com fúria para cima de Benedito, dando um mawashi-gueri seguido de um guiako, Benedito se esquivou num tai-sabaki e com um kizami-zuki soltou a mão na direção da maçã do rosto do rapaz, que no mesmo instante se abriu num profundo corte.


Benedito Nelson imediatamente levou o rapaz ao Miguel Couto (pronto-socorro). Chegando lá, o médico que o atendeu não aceitou em hipótese alguma que a pancada era proveniente de um murro e registrou no seu prontuário que a pancada foi devido a um “golpe de barra de ferro”.


Os amigos de Benedito que ali estavam ouviram o que o médico disse e concordaram que se aquela pancada fosse realmente de um murro, a mão teria que ser de ferro e foi naquele momento que apelidaram Benedito Nelson de o “Mão-de-Ferro”.

Fonte: Site www.beneditonelson.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado