domingo, 25 de outubro de 2009

Maior disputa entre Muay Thai e Karatê de todos os tempos teve decisão polêmica



Lyoto X Shogum


Shogun Rua foi 100% Muhay Thai e Lyoto Machida 100% Karatê, nesta disputa da madrugada do domingo, durante o UFC de número 104. O que não foi 100% foi a unanimidade dos fãs do esporte quanto ao resultado. 


Shogun estudou muito a estratégia de Lyoto e anulou a principal arma do karateca: o Deai. Para isso, Shogun utilizou os low kicks do Muay Thai, que além de anular os contra ataques do Lyoto minaram em muito sua resistência. O low kick é uma arma terrível do Muay Thai que provoca intensa dor e quando atinge abaixo das costelas paralisa a respiração. No aquecimento do Lyoto, o Anderson Silva era mostrado alertando o karateca sobre esta perigosa arma do adversário.


Segundo D´Elia os lows kicks afetaram a velocidade nos deslocamentos, prejudicando a efetividade dos ataques do karateca de Belém do Pará, seus ataques, "no meio da guarda", e contra-ataques, desferidos no "meio" dos golpes do adversário (Deai), partindo de longa distância, à partir daí foi obrigado a mudar sua estratégia e, visivelmente, perdendo seu poder de concentração e sua capacidade de dosar energia. Fora os  lows kicks Shogum também não fez grande coisa.


Leon Walter é um karateca campeão mundial pela WKF em 2002,  atualmente participa de disputas do K1 europeu com sucesso. Ele sabe muito bem como combater adversário do Muhai Thay. Ele sempre aplica maegeris seguidos de fortíssimos gyakos. Deste modo ele tem nocauteados todos os lutadores de Muay Thai que encontra pela frente (Clique  aqui para saber sobre este excelente karateca). Cabe ao Lyoto o estudo desta estratégia.


Por outro lado, o karateka papa-chibé aplicou alguns mawachis e Oi Zukis (socos frontais) que acabaram por acertar o adversário, sem grandes danos mas que acabaram por somar pontos. Lyoto também aplicou belas joelhadas (hiza geri) no início do combate. Sem poder de fogo, devido aos intensos golpes sofridos durante todo o combate, o paraense esteve nulo nos últimos dois roundes, claramente vencidos por Shogun. O Paranaense ainda acertou um golpe que abriu um corte nos lábios do Karateca da família Machida.


A decisão foi unânime pelos juizes, dando vitória ao Karatê neste combate memorável. O resultado foi saudado por vaias pela imensa torcida presente na arena desportiva, que ficou inclinada a Shogun. Talvez os Oi Zukis mais contudentes, aplicado pelo paraense, tenham sido capitais para a decisão dos juizes. O que se pode esperar é uma revanche ou tira-teima daquelas de se fazer história, e tirar a limpo quem é melhor o "centenário Karatê" ou os "dois mil anos do Muay Thai". 


Pelo menos neste último encontro, mesmo que tenha sido por decisão dos juízes (unânime), o Karatê de Belém do Pará ainda se saiu como a melhor entre todas as outras artes marciais do planeta, até mesmo melhor que o fortíssimo Muay Thai de Curitiba. Shogun e seu Muay Thai terão agora que voltar ao fim da fila, para nova tentativa de título mundial. Shogun disse no final da luta ter treinado mil chutes por dia, deverá mudar de estratégia se quiser vencer o Lyoto, e passar a treinar nove mil chutes por dia.





Segundo Round

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado