quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Angola faz acordo com Japão para desenvolvimento do Karate desportivo




Luanda – Praticantes do karatê em Angola passarão a partir de 2010 a ser formados por graduados japoneses que vão a Angola através de um acordo de cooperação celebrado entre a federação angolana com a JKF do país asiático, através da sua embaixada em Luanda.

Em entrevista à Angop, o presidente da federação, Germano de Palma Gomes, que prestou a informação, disse que este acordo visa evitar que atletas angolanos se desloquem ao estrangeiro para receber formação a respeito.

“Vamos deixar de ir para fora e esperar que os japoneses venham e formem mais pessoas aqui no nosso país. Tudo indica que a partir do próximo ano estarão já em Angola” - realçou.

Germano Gomes informou que este acordo com o Japão inclui um programa de desenvolvimento e apoio em material desportivo, nomeadamente em fatos, kimonos, tapetes de competição entre outros.

“Eles predispuseram-se a dar-nos este apoio e vamos organizando a modalidade e em curto prazo podemos estar a participar em competições nacionais e internacionais com uma outra qualidade” - ressaltou.

Lembrou que, paralelamente a este acordo, o programa de superação técnica dos instrutores angolanos permite a deslocação anual destes para Londres (Inglaterra) e Pretória (África do Sul), para que estejam ao nível dos formadores mundiais.

Atualmente os treinadores de karatê que a federação controla são os graduados formados localmente, o que, segundo Germano Gomes, não responde a demanda, cuja graduação vai do sexto (um elemento) ao segundo e terceiro dã (15).

Defendeu a necessidade de se desenvolver um trabalho a fundo que passa pela profissionalização de toda a estrutura da federação, para que se consiga consolidar todo um esquema de relançamento da modalidade.

O karatê em Angola é uma modalidade federada desde 1980, sendo atualmente membro da Federação Internacional de Karatê (WKF), da União Africana e da Zona 6, respectivamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

os nossos camaradas venderao as escola para tere os seu lucros como o sensei joaozinho, montez, ramiro, felix e outros o centro angolano de karate onde esta?????

Anônimo disse...

todos os centro de karate de angola fora vendidos pelos os seus icuidas, por isso e que o karate em angola vai do mal para o pior nao a escolas

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado