![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYulLnmLT3EXBDlvSPPwpOVnaonFGpOnnX-ikW6rEia9QeWs1sRDoKpsXizw7J1_LCU9cVQ6EMBmWrJvdD6LcKG9byAvwe4iF0tMgllMs8GBPd5mWxu55B8n2SPjKUPHlaU9D77bTFYwM/s400/Funakoshi_Makiwara.jpg)
Existem vários estilos de Karate, que são praticados em todo o mundo mas apenas 4 estilos são reconhecidos pela WKF:
Shotokan
Shotokan Karate é a variação do que foi tomada a partir de Okinawa ao Japão pelo renomado mestre, Gichin Funakoshi. Traduzido como "salão dos pinheiros ondulados ao vento" (Funakoshi nome de pena), refere-se a escola de karate Shotokan que Funakoshi criou no Japão em 1939.
Shotokan é provavelmente o mais tradicional estilo de Karate criado e coloca a tônica sobre a utilização do corpo inteiro para entregar chutes, socos e bloqueios. É marcada por posições de condução, que permitem ao karateka colocar em sua potência máxima a técnica.
Wado-Ryu
Desenvolvido pela japonêss nativo Hironori Ohtsuka, Wado Ryu foi o primeiro estilo de Karate a trazer um elemento de ataque em forma de arte. Ohtsuka passou muitos anos como um Grande Mestre de Jiu-jitsu antes de ser introduzido a Funakoshi em 1922 na festa desportiva em Tóquio. Ohtsuka foi atraído para pela filosofia e as técnicas do Karate, mas acreditavam que faltavam técnicas de ataque. Ohtsuko desenvolvido Kumite e Kata Kihon que foram aplicavam técnicas de sparring e, em 1934, Wado Ryu foi reconhecido como um estilo independente de Karate.
Goju-Ryu
Inspirando-se nas técnicas da arte marcial que remonta 2000 anos, Goju-Ryu foi influenciada pela tradição chinesa mais do que qualquer outro estilo de Karate. Traduzido como "difícil e positiva» (Go) e "soft e negativas" (Ju), Goju-Ryu coloca a tônica sobre a harmonia entre a dura luta contra o espírito e suave beleza da dança, acreditando que cada elemento equaliza as outras para se tornar um com o universo.
Shito-Ryu
Desenvolvido pelo Mestre Kenewa Mabuni, Shito-Ryu recorre a elementos do Shuri-te e Naha-te estilos de Karate que se originou nas cidades de Shuri e Naha, em Okinawa. Mabuni combinou dos dois estilos em técnicas que ele havia trazido de outros mestres. Shito-Ryu é o único a preservar a maioria das técnicas tradicionais Shuri-te, que se caracteriza pela rapidez, e movimentos retos.
Shorin-Ryu
O Shorin-Ryu apesar de ser um dos estilos mais antigos e de tradição não entrou para a WKF, pois quando ainda era a antiga WUKO os mestres de Okinawa não tiveram interesse. Mestres com Shinzato entre outros estão se esforçaram para que a WKF também reconheça os Katas do Shorin-Ryu. Então a nível de Kata são reconhecidos apenas os dos estilos Shotokan, Goju, Shito e Wado, no Kumitê o Shorin participa normalmente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsExyFSXwjCi9jz95VU_yGy0LGJv8LYJiqTqpa0C5EoHZ4tCufXBX04UM0bu2796UO3IlY-8rBwgHknZcag5J_H61AhCVClRzPPoGjwf6v0jc9iu3hNX_PkrfKnk3xQATKdToz3-SLsKI/s400/b1.jpg)
Atualidade: Lutadora do karatê Shotokan dos dias atuais
Praticamente desconhecido na Europa, Shorin-Ryu é praticado mais amplamente na América e na Ásia Oriental. Considerado o mais direto antepassado do moderno Karate japonês, o Shorin originalmente obteve influências sobre a antiga arte chinesa de Sil Lum Loa (método do templo chinês). Foi fundado pelo guerreiro Sokon Matsumura, que também era guarda do rei de Okinawa. Funde o tradicional de Okinawa com técnicas das artes marciais chinesas.
0 comentários:
Postar um comentário