"A prática correta do Karatê-Dô obedece a uma metodologia de educação integral. A busca do equilíbrio interior, um dos seus maiores objetivos, desenvolve-se em 5 fases:
1ª FASE: Corresponde a inicialização, e vai desde o faixa branca até o nível de faixa marrom. Sendo esta a fase inicial, é aconselhável que o aluno aceite com humildade todos os ensinamentos e as tarefas, que irão variar conforme a evolução das faixas; nada deve ser rejeitado antes de ser praticado. O iniciante deverá dominar todos os fundamentos básicos de kihon, kata e lutas combinadas, da forma mais pura possível, evitando criar qualquer tipo de vício. É o momento de aproveitar o entusiasmo dos principiantes, incentivando-os a ler os textos que contêm os fundamentos filosóficos dos diversos estilos de Karatê-Dô (Shotokan, Goju-Ryu, Wado.Ryu, etc).
2ª FASE: Abrange desde os faixas marrons até os faixas pretas de 1° grau. Esta é a fase de auto-avaliação dos conhecimentos básicos assimilados por cada um. Para isso, aconselha-se que o aluno participe de competições, a fim de que vivencie vitórias, derrotas e todas as sensações que as acompanham. Como o desempenho físico e a habilidade técnica de cada atleta estão no seu ponto máximo, é o momento de desenvolver o autoconhecimento e a autoconfiança. É importante que o aluno conte com o apoio psicológico necessário para que possa melhorar o seu desempenho.
3ª FASE: Compreende os faixas pretas de 2° ao 4° Dan. Nesta fase, o desempenho físico, técnico e mental em termos de competição atinge o máximo grau de integração. Normalmente os grandes títulos internacionais são obtidos aqui. Entretanto, passada esta fase de máxima ascensão física, segue-se um natural declínio e um desgaste em termos de competição. Por isso mesmo se evidencia nesta fase, a necessidade maior de apoio psicológico ao atleta e seu domínio do embasamento filosófico das atividades. Isso o auxiliará na compreensão e aceitação de seus limites técnicos, físicos e mentais.
4ª FASE: Compreende os faixas pretas de 5° ao 6° graus. É a fase de grande maturidade e completo desenvolvimento do potencial físico; ainda se busca, porém, um estado de maior tranqüilidade mental e completa harmonia com o mundo e a sociedade. É o momento em que o karateca está apto a transmitir, à comunidade em geral, os conhecimentos que adquiriu. O declínio físico, decorrente da idade, justifica a busca, pelo praticante de Karatê-Dô, de uma visão espiritual que lhe permita manter a eficiência.
5ª FASE: Faixas pretas o 7° grau em diante. Esta é a fase de completo aprimoramento. O indivíduo deve ter desenvolvido todas as suas virtudes, seus valores morais, atingindo então uma grande paz espiritual; é considerada a fase da libertação completa, o (satori). O grau de aperfeiçoamento de sua personalidade lhe permite atuar beneficamente no âmbito social, onde pode agir como revitalizador dos ambientes e como elemento catalisador da harmonia e do fluxo natural dos acontecimentos.
0 comentários:
Postar um comentário