segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Embusen



Embusen significa “linha de execução”. Kata é um conjunto de movimentos devidamente enquadrados numa linha de execução, respeitando uma sequência simétrica. Regra geral, num Kata, não se dá mais de 3 ou 4 passos sempre que existe uma mudança na linha de execução. Muitas vezes isto poderá significar uma forma de treinar a gestão e manutenção do espaço/distância (Ma ai) num combate.


A linha de embusen varia para cada kata. É, por exemplo, uma linha reta para a série Tekki de kata. Daí resulta a forma de uma letra maiúscula 'I' para Heian sandan. Mais ktas mais avançados, Kanku dai e dai Gojushiho por exemplo, têm cada vez linhas embusen mais complexas. Para qualquer kata, a linha embusen é fixa e deve ser seguido exatamente.


As técnicas executadas num determinado ângulo, não significam que alguém está sendo atacado nesse mesmo ângulo. Ao vermos uma mudança de direcção, reparamos que existe uma alteração da nossa linha central. Esta ação poderá significar o ângulo de (contra) ataque correcto, ou o mais aconselhado pelo criador da Kata. Sempre que mudamos de direcção há obviamente uma esquiva, e por regra geral uma “defesa”.


Uma esquiva é “igual” a uma defesa e uma defesa é apenas uma forma de “controlar” a direcção de um ataque do adversário, desta forma, se a esquiva não funcionar, sempre existe a defesa e vice-versa.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado