domingo, 23 de novembro de 2008

Campeão, Vencedor: Rio 2008

Cerimônia de abertura

Com a presença de 500 atletas, desde Valença a Campos dos Goytacazes de 40 associações de karatê, foi disputado o campeonato Estadual de karatê de 2008. Foi um espetáculo proporcionado pelo seus atores principais, os atletas.



Público satisfeito com a atuação dos karatecas

Parece que o presidente da FKERJ já sabendo disso proporcionou, como o espetáculo de abertura, uma homengam aos atletas.



Foi uma interpretação da música "Conquistando O Impossível" por Diana de 11 anos de idade, filha do técnico da seleção brasileira de Kata o simpático Genival Ferreira. Pela primeira vez vi no Brasil um bom espetáculo de início de campeonato, a Diana deixou muita gente emocionada, e um pai coruja muito feliz. No vídeo acima se pode assistir a este show.

A bela medalha do campeonato

Como um segundo ato foi apresentada a fenomenol Ciça, que acabou de se tornar Campeã Mundial do estilo Shotokan no Canadá. Ela lutou pelo seu título de campeã estadual sobre a vigilância do seu Sensei desde faixa branca. Ciça, Bi-Campeã Mundial (92/98), não decepcionou seus fãs nem seu sensei e venceu com facilidade, mostrando um show de variação de golpes no auge dos seus 43 anos (Ver no vídeo abaixo).




Ainda há uma lacuna nos campeonatos de karatê que deve ser preenchida. O público precisa saber o que está ocorrendo lá dentro. A saída é a utilização de monitores de LCD dizendo o que ocorre em cada área de luta.


Esses monitores devem informar o que ocorre no momento como: categoria, fase e nome dos competidores, se possível relacionado a associação do atleta. Assim o espetáculo fica muito mais aprazível para o espectador.

Larissa Braga e Eric Braga, campeões panamericanos que junto com outros grandes karatecas abrilhantaram o evento.

De resto pode deixar com nossos atleteas. E ontem foi um sábado onde as estrelas brilharam com muita técnica. As novas estrelas do karatê do Rio de Janeiro deram show como Amanda Cabral, Nathália Sauma, Carol Varela, Issis Inocêncio, Janaína Costa, Larissa Correia, Larissa Braga, Eric Braga além de muitos outros que encheriam uma imensa lista de nomes. Além disso nome conhecidos como Caio Duprat, Vinicios Souza, Carlos Lourenço Juarez Souza e a própria Ciça também deram o brilho a mais.


Um dos destaques da velha guarda foi o Sensei João Henrique 4o. dan de Shotokan, Sensei da Kimekam e do Dojo do karate das Meninas. Ele ganhou seu décimo título estadual no Kata, no kumite foi o vice campeão.


Jade já no ônibus da Associação kime-kan de karatê voltando para casa

Arbitragem foi destacada neste campeonato devido a mudança relacionada a saída do diretor em favor de um comitê. Talvez por esta mudança estar no começo e ainda há uma adaptação ao novo modelo e com isso muita discussão sobre erros de arbitragem, durante o campeonato.



Talvez a mudança deveria ter sido depois de um campeonato tão importante. Assim seria preservado o campeonato, deste tipo de crítica. Se a coisa vai melhorar só o tempo dirá, mas o que observamos foi o excesso de paradas durante as lutas por reclamações e por erros de arbitragem que foram observados pela própria comissão.


De modo geral este campeonato nos deu uma certeza. Vamos ter o mais disputado "The Best of the Best" de todos os tempos no ano que vem. Este torneio é considerado tão, ou até mais importante, que o próprio campeonato estadual, pois é ele quem define a composição da seleção de Karatê do estado do Rio de Janeiro. Com o nível técnico apresentado pelos atletas no estadual deste ano, a luta por uma vaga na seleção vai ser muito dura.



A Kimekam confirmou ser a melhor associação de Karatê do interior do estado do Rio de Janeiro. Conseguiu obter a sétima colocação no campeonato, mas entre as academias do interior foi de longe a que conseguiu o melhor resultado (no vídeo acima atleta da Kimekam vencendo seu combate).


O grande campeão foi de novo foi o Vasco da Gama, mas este anos teve uma luta muito parelha com a Haito do Sensei Jayme, técnico da seleção do Rio de Janeiro.


Larissa orgulhosa com sua medalha de prata no kumite, mas perguntando a comissão técnica: Onde errei no meu kata???

Jade e Larissa tiveram um campeonato bem parecido. Ambas enfrentaram duas oponentes muito fortes, mas com grandes vitórias chegaram a final. Na final todas duas foram vencidas em seus combates, mas levaram para casa as medalhas de prata com muito orgulho.



Foi o último encontro neste ano do Karatê dentro do tatame. Agora é desejar um excelente natal e ano novo para todos os karatecas e bons treinos. Afinal de contas somos todos campeões e vencedores.

OSSS!

Clique nos resultados para visualização

Resultado Kata
Resultado Kumite
Resultado Geral

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado