sábado, 8 de novembro de 2008

Dois anos de Karatê Shotokan

Fonte: Projeto Karate


Os combates físicos (Kumitês), no Karate, são apenas simbolismos, representa a nossa luta diária com as dificuldades cotidianas. O combate obriga-nos a estar atento ao adversário e a tentar adivinhar as suas intenções; isso cultiva a nossa sensibilidade. É preciso saber o momento de esquivar, bem como, saber quando podemos "bater de frente". Portanto, acrescentarei que o Karate, instrumento de formação física, social e moral, pertence ao Budô.

O Budô é a via das artes marciais que procura a sabedoria através da prática e do conhecimento das técnicas corporais. Com esta fusão do corpo e da mente, o Karatê é um exemplo de disciplina completa, necessária à criação de uma personalidade sã e sólida. O Karatê-Dô é uma arte marcial que põe à prova o caráter, a personalidade, a alma, o espírito e o organismo de quem a pratica, fazendo com que exista uma luta interna com o praticante, levando-o a desafiar e a vencer a si mesmo. O caminho (Dô) é uma estrada aberta à perfeição humana, que tenta devolver ao homem a calma do espírito, fazendo-o voltar ao estado puro, primitivo e livrando-o das algemas que o aprisionam à ilusão do mundo exterior.

Na prática do verdadeiro Karatê-Dô , a dificuldade é uma constante, e não será com pouco esforço que se dissipará. É através da dificuldade que aparece o verdadeiro homem. Sabemos também que, na vida, a firmeza, vontade e a determinação é que nos levam a atingir um objetivo, uma meta. E assim é no aprendizado do Karatê. Quem de fato desejar treinar Karatê e aperfeiçoar-se, saberá que sua trilha será de apenas sacrifícios e pesquisas ininterruptas.

Como em qualquer atividade humana, sempre existirão pessoas mal intencionadas que iniciarão o Karatê pensando em utilizá-lo para hostilizar e humilhar algum semelhante. Porém, esse tipo de pessoa jamais compreenderá o verdadeiro significado de ser um praticante marcial. Será apenas uma pessoa medíocre e cheia de pose, merecendo apenas o desprezo dos demais praticantes.

O Karatê Shotokan se caracteriza pelas posturas baixas e seus bloqueios amplos e poderosos. Seus golpes possuem base muito sólida e seus chutes tendem a ser mais baixos e fortes. É um estilo que exige bastante dedicação e esforço físico.

Por ter sido aperfeiçoado já no século XX, o Karatê Shotokan possui forte influência Zen-Budista. A meditação e os ensinamentos básicos do Zen estão fortemente presentes na conduta dos praticantes, se refletindo no Dojo Kun (juramento ou regras filosóficas de conduta no Dojô). Dentre todos os estilos de Karatê, o estilo Shotokan é o mais praticado no mundo atualmente.

O Karate proporciona não apenas o exercício físico de forma harmoniosa, mas desenvolve princípios de respeito ao adversário, domínio próprio, determinação e humildade. O Karate vai além da luta, tem uma filosofia e envolve virtudes necessárias para uma atuação social positiva: União, Amizade, Respeito e Disciplina. O Karatê é muito mais que um esporte de combate, pois, o espírito que o norteia não é apenas a vitória nas competições, mas, acima de tudo, a auto superação.




1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns samurai!

Gosto muito desta foto, pois ela representa muito bem o que se passava em sua cabeça naquele momento.

O desafio agora é alcançar os 20 de prática para então não mais parar.

OSS!

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado