quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"Ó Tradicional!!! Quantos campeonatos se promovem em teu nome!"

Número 1

Do próximo dia 8 a 12 será realizado o 14º Campeonato Mundial de Karatê-Dô Tradicional, em Vilnius, Lituânia. O evento contará com a participação de mais de 40 países, incluindo grandes potências da modalidade, como Itália, Polônia, Romênia e Brasil. (sonoticias)

Número 2
O karateca Jesús Massarwah Sánchez, é o novo Campeão do mundo de karatê tradicional. Ele ganhou o título no campeonato mundial ocorrido nos dias 22,23, e 24 de agosto em Manchester . O campeonato tem caráter bianual e o próximo se celebrará e 2010 em Portugal. (karatedonews).

Número 3
Também tivemos já outro campeonato de Karatê tradicional este ano. Ele foi realizado na Itália. Foi o campeonato mundial de Karatê realizado pela WTKA (Associação Mundial de Karatê Tradicional) este open mundial ocorreu na cidade Carrarafiere na Itália ( karate das Meninas).


A festa dos adjetivos e múltiplas competições não se restringe ao tradicional. Pelo menos dois campeonatos mundiais são feitos sob a égide interestilo, um deles ocorrerá também na Itália. Estas federações (WKC e WUKO) ainda não patentearam um eslogan ou um adjetivo, eu acho, mas bem que poderia ser o Karatê "democrático" pois são as únicas instituições que aceitam todos os estilos.


Até o Karatê "Oficial" também já começa a ganhar concorrência. Já existe uma Federação de Karatê Olímpico ou de artes marciais. É a banalização do Karatê ou efeito de sua pluralidade?...De tudo isso uma coisa é certa, quantos mais campeões de Karatê existirem mais pessoas felizes, ou por suas medalhas ou pelo cash da inscrição, vão existir. Uma vez lembrando que, o mundo do karatê tradicional é formado por JKA, JKS, JSKA, KWF, WTKO, ISKF, SKIF, FSKA, KUGB, ITKF e WTKA além de outros, três campeonatos mundiais ainda é pouco.


12 comentários:

Anônimo disse...

Tava conversando com uma alta patente do Tradicinal , e estavamos falando sobres os locais dos mundias da ITKF, eu ninca ouvi falar nessa tal de Lituânia!

Oswaldo Bezerra disse...

è a notícia do site Sónotícias (http://www.sonoticias.com.br/mostra.php?id=75834). A sigla tradicional é muito forte e muita gente tá querendo pegar carona nela.

Ale Fernandes disse...

Desta vez concordo que a matéria foi tendenciosa. O nome tradicional pode ser usado por um ou outro jornalista "desavisado" na internet mas a Federação Tradicional é somente uma: ITKF.

O mundial dessa entidade será:

11 e 12 de Outubro na cidade de Vilnius, na Lithuania. Inclusive o evento possuem site com mais info:

http://ltka.lt/2008_ITKF_World_Championship

O mundo do Tradicional envolve somente ITKF e JKA.

Oss

Ale Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ale Fernandes disse...

A referência de blog nº 2 está incorreta. Leiam as notícias com + atenção.

Em nenhum momento no texto o karateca Jesús Massarwah Sánchez foi citado com sendo da TRADICIONAL. Em nenhum momento a palavra TRADICIONAL foi citada como federação.

Por favor retirem essa ref. de blog pois está errada. Ainda não olhamos as outras esperando que verifiquem também com mais atenção.

Obrigado.

Ale Fernandes disse...

Vocês erraram na informação nº2: na matéria em nenhum momento foi citado a palavra TRADICIONAL.

O atleta Jesús Massarwah Sánchez foi campeão pela Japan Shotokan Karate Association (?).

De 3 matérias, 1 estava correta, 1 incorreta e usada como forma de desqualificar a Federação Tradicional no Blog e 1 era uma notícia publicada por vocês mesmo sobre uma federação picareta que copiou o nome da original.

Por favor verifiquem suas fontes e leiam as notícias antes de postarem.

Oss

Oswaldo Bezerra disse...

Pensei que JSKA também fosse karatê tradicional...são tantas siglas derivadas que confundem....

De uma coisa eu tenho certeza cada federação que se diz tradicional todas devem dizer é que elas são realmente o karatê tradicional (JKA, JKS, JSKA, KWF, WTKO, ISKF, SKIF, FSKA, KUGB, ITKF e WTKA)

Oswaldo Bezerra disse...

Nós não criamos a WTKA ela existe e foi uma cisão da ITKF...

Anônimo disse...

Ale, a JKA não faz mais parte da ITKF, ela é uma instituição filiada a JKA que é filiada a WKF. O mundo tradicional envolve todas aquelas federações (JKS, JSKA, KWF, WTKO, ISKF, SKIF, FSKA, KUGB, ITKF e WTKA) e pode ter certeza que todas usam o mesmo bordão: "O meu é mais tradicional que o seu".

Ale Fernandes disse...

Jade e Larissa

A única federação Tradicional de fato é a criada pelo Sensei Nishiyama - ITKF.

A JKA nunca foi filiada a ITKF. A JKA certifica e reconhece o trabalho da ITKF sendo parceira da mesma em diversos países. Envia regularmente senseis japoneses para ministrar cursos para a Tradicional.

A JKA não é uma federação e sim uma escola (metodologia) que preserva os valores criados pelos Senseis Funakoshi e Nakayama.

A JKA não é filiada a WKF. A JKA é uma entidade independente, a única certificada pelo governo Japonês para promoção do karatê. A JKA não depende ou é subordinada a nenhum outro grupo ou organização.

Saiba mais: http://www.jka.or.jp/english/about/chart.html

Quanto mais política houver no seu blog pior ele ficará. O ideal é valorizarem o karatê como um todo.

Abraços. Oss

Oswaldo Bezerra disse...

Existe um post no site que mostra que a JKA não é federação, não precisa nos ensinar isto, mas também existe outro que mostra que ela está subordinada a JKF que é filiada a WKF.

A Federação Japonesa de Karatê (como o COI) não reconhece a ITKF, é outro fato, haja vista que tal afiliados a esta entidade precisam fazer confirmação de exame quando vão ao Japão, pela JKA claro, que é a do Shotokan.

Enquanto o site mostrar matérias contando a História recente e conturbada do karatê mais críticas vai receber com certeza. O que não vamos fazer é admitir que uma carta absurda que exige a inclusão do karatê marcial nas olimpíadas em forma de desespero, para tentar impedir a entrada do karatê em 2009, seja a verdade absoluta.

E na comunidade do orkut onde o karatê da WKF, com adjetivos de karatê pula-pula, dança aeróbica, karatê com c, é sempre atacado nunca vi um daqueles posts ser deletados por você que é moderador. No entanto, o último em que coloquei os nomes das federações que se autoproclamam tradicional foi deletado imediatamente.

Também somos do Shotokan mas não pactuamos com a idéia de afirmar que logo o nosso estilo, que é o mais novo, venha a posar de karatê tradicional, o dono da verdade absoluta.

Ale Fernandes disse...

E o fato da notícia nº 2 não conter a verdade? não haver a palavra Tradicional no seu texto?

O COI já havia reconhecido a ITKF e pedido para as duas entidades se unirem. Basta ler o texto. O fato é que a WKF não quer ser vigiada pela ITKF que quer participar também (junto com a WKF) dos jogos para preservar alguns valores esquecidos pela WKF.

Os certificados de graduação da ITKF já vem com as assinaturas direto do Japão da JKA. Não existe um certificado ITKF que não seja carimbado pela JKA sendo que existe até um passaporte especial para isso com os cursos que o praticante faz pelas entidades. Desculpe-me meninas, não existe a tentativa da ITKF de IMPEDIR o karatê de entrar nas olimpíadas e sim uma forma de UNIR as duas entidades para ambas regularem a relação nos jogos. No caso, a WKF não deseja isso pois não quer ser fiscalizada. E o COI para pressionar a ITKF a se calar resolver reconhecer somente a WKF, só que pegou mal no Japão e no mundo em geral e o COI recuou até as entidades se entenderem.

Em fato, com ou sem a ITKF o karatê irá se tornar olímpico podem ficar descansadas. Sobre a comunidade quando necessário os exageros são deletados inclusive eu mesmo já defendi seu blog. No caso citado você postou algo sem ref. ao assunto e de forma pejorativa.

Nem a ITKF nem a WKF possuem a verdade absoluta. Não há regra, método ou linha, apenas a consciência profunda do que é certo e correto.

Oss

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado