quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O motivo pelo qual o karatê ainda não está nas Olimpíadas


Hoje poderíamos estar comemorando os 8 anos de karatê nas olimpíadas, ao contrário estamos torcendo para que daqui a 8 anos entremos nas olimpíadas de 2016....


Tudo começou em 12 de julho de 1996...

Finalmente, depois de muitos desentendimentos e batalhas políticas, o Karate se colocaria em direção às Olimpíadas do ano 2000, isso porque no dia 29 de julho de 1996 em Osaka, Japão, foi assinado o acordo definitivo entre o Mestre Nishiyama, representando a ITKF, e Jacques Delcourt, representante da WUKO.

O acordo foi firmado, ainda, por quatro representantes de cada uma dessas organizações. Trata-se de um acordo que previa a criação de uma fundação Mundial, para gerenciamento e promoção do karate a World Karate federetion (WKF), que teria a missão da coordenação de Kunio Tatsuno, da World karate do Promotion Foundation.

Termos do acordo...

O acordo definiu o seguinte:"A criação de uma Fundação Mundial para gerenciamento e promoção do Karate, a qual seria coordenada pelo Sr. Kunio Tatsuno (World karate do Promotion Foundation). Ambas as partes (WUKO e ITKF) fariam todos os esforços para levar o Karate aos jogos Olímpicos. As organizações teriam como base a decisão original da 101 sessão do COMITE OlÍMPICO INTERNACIONAL de 1993, a qual deu status as duas organizações que unidas sob a égide WKF seria a única representante do COI.

As duas concordaram em não criar obstáculos mútuos e também não tentarem se sobrepor uma a outra, mas trabalharem juntas para a concretização do objetivo Olímpico." Mundial unificado em 1999. Em decorrência do acordo, ficou marcado para 1999, em Osaka, o I Campeonato Mundial unificado, que serviria de preparação às Olimpíadas de 2000 na Austrália.

Quebra do acordo e consagração da WKF como única reconhecida oficialmente pelo COI...

O Brasil, que era filiado à ITKF mudou sua filiação para a WKF, seguindo orientação do COB. Isso aconteceu em todo o mundo e a ITKF esvaziou por completo. Mas nesse momento o Kyoshi Nishiama, sem motivo aparente quebra o acordo de cavalheiros e resolveu ressuscitar a ITKF como Karatê Tradicional, entrando em processo retrógrado ao status quo vigente.

O COI então, reconhece oficialmente a WKF como o único órgão administrador do Karatê mundial e atribiu seu Certificado do COI, O COB também atribuiu o Certificado do COB a CBK, primeira Federação de Karatê do Brasil. O Japão também se filiou a WKF. Mas por conta da descompostura provocada pelos ressucitadores de ITKF, o Karatê ficou fora das olimpíadas. Sua grande chance será na eleição que ocorrerá em outubro de 2009 em Copenhague.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado