quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Karatê desportivo de alto rendimento é com a WKF


Existem muitas associações como JKA, JKS, JSKA, KWF, WTKO, ISKF, SKIF, FSKA, KUGB, ITKF e muitos mais para formar um mundo chamado de karatê tradicional. Mas para se tornar fortes precisariam estar juntas para poder medir força com a WKF.


Mas esta união parece que só seria possível em sonho, em certa medida, é algo que simplesmente não vai acontecer. A maioria das pessoas diria "Nem pensar". O problema com que haja tantos grupos e empresas subsidiárias é que o dinheiro que pode fluir para os atletas, que lhes permitam competir no alto rendimento torna-se diluído.


Este ano a WKF realizará o Campeonato Mundial de Karatê no Japão que com certeza mudará os rumos do Karate desportivo no mundo todo. O Japão levará seus melhores atletas ao evento, mas lá estarão os melhores árbitros não Japoneses no evento e atletas de alto rendimento da Europa (a destacar França e Espanha).


Com o karatê mais dinâmico dos dias de hoje os atletas do Tradidiconal não tem nenhuma chance contra os lutadores da WKF. O Sensei Kagawa em um evento da WKF anos atrás caçou sem êxito seu adversário. Além de perder não conseguiu marcar um ponto sequer. O mesmo aconteceu com o atual Campeão japones da JKA Ryosuke Shimizu, que perdeu de 8 a 0 no último campeonato japonês de 2007, para um representate do estilo Wado kay, ligado a WKF.


O que chama a atenção dos atletas da WKF é a velocidade e a variação dos golpes. No último Campeoanto Japonês da JKA, lutadores de guarda baixa, distância errada e sem timing foram alguns dos erros apresentados. No vídeo abaixo veremos a final do campeonato japonês de 2007 entre Matsushisa (JKF Wado kay -WKF) de luvas em azul contra Yusuke Shimizu (campeão da JKA) de luvas vermelhas, luta ocorrida em dezembro do ano passado.


3 comentários:

Ale Fernandes disse...

90% dos pontos são marcados de gyaku-zuki jodan. Pareceu haver um nítido predomínio de valorização da velocidade sobre a potência.

Ganha quem "der mais totó" de gyaku-zuki no queixo do adversário (muitas vezes o golpe passa pelas redondezas apenas).

Não tive a oportunidade de ver golpes fortes e eficientes quando foram considerados pontos, ao contrário do Karate Tradicional ou da JKA.

Estranho, pq Sensei Kagawa, Asai e Yamamoto (todos da JKF) nunca lutaram assim...

Grande parte desses pontos não pontuariam por falta de potência (seriam considerados golpes fracos e não valeriam pontos).

Oswaldo Bezerra disse...

Alê,

Quem saiu com o olho inchado e roxo foi justamente Shimizu

Oswaldo Bezerra disse...

Fireproof, sua assertiva parece não se justificar no mundo real. Observe os campeonatos nacionais do Japão e constatará que nas disputas de Jyu Kumite os atletas da JKA vem sendo derrotados no Jyu Kumite. No entanto a JKA está mudando seu padrão de treinamento desportivo para se adequar as disputas nas regras WKF as mais notórias do mundo.

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado