domingo, 4 de maio de 2008

Influência Militar no Karate

A equipe de karatê do exército, formada por 12 cadetes e um oficial, conquistou 23 troféus no 4° Campeonato Brasileiro de Karatê Militar, em Ubá/MG.

Ankô Itosu (1830-1915), aluno de Matsumura e um dos mestres de G. Funakoshi, foi aqui um dos personagens mais importantes ao ser o protagonista fundamental da massificação do ensino de Karate. Somos em crer que essa massificação acarretou novas metodologias de ensino. A pedagogia de Itosu inspirou-se nos métodos de formação dos soldados que o Japão acabava de importar da Europa.

Na escola um instrutor dirigia numerosos alunos gritando uma ordem para cada gesto a executar, o que não era habitual no ensino tradicional (TOKITSU, 1994, p. 52).
Kentsû Yabu (1863-1937) foi um dos seus alunos que mais influência teve neste processo já que, além de ter sido um dos três alunos de Itosu que foram os únicos candidatos de Okinawa seleccionados para o exército Japonês, foi condecorado pelos seus valorosos feitos na Guerra contra a China que acabou em 1895 com a vitória Japonesa.

Autêntico herói, em 1899 escreve um conjunto de artigos onde se insistia na importância da educação das crianças em escola primária e em 1901, três anos antes da Guerra Russo-Japonesa e num período de reforço militar, Itosu e o seu grupo conseguem fazer adoptar o Karaté para a Educação Física na escola primária de Okinawa, ficando Itosu responsável por esse ensino.

"Em 1905 o Karate foi definitivamente adotado como disciplina de Educação Física no liceu e na escola normal de Okinawa" (TOKITSU, 1994, p. 51), ficando K. Yabu como professor de Educação Física e de preparação militar na escola normal e um dos seus companheiros Chomo Hanashiro fica a fazer o mesmo no liceu.

A influência de K. Yabu, sargento do exército Japonês e, assim, com experiência nas metodologias militares de instrução de soldados, como um dos introdutores do Karaté no ensino escolar. Itosu, Yabu e Hanashiro tornam-se então os percursores do ensino massivo de estilo comando que marca a forma extremamente organizada dos treinos colectivos que ainda hoje se observa facilmente em alguns dojo de Karaté.

Os primeiros movimentos de massificação da prática do Karate, pelo período característico, são movimentos claramente impregnados das metodologias de instrução militar, em perfeita coerência com o espírito militarista da época. Veja-se numa das instruções de Itosu de 1908:
O Karate tem por objetivo principal tornar o corpo robusto como o aço e de fazer dos membros lanças e arpões.

Naturalmente que ele cultiva uma força de vontade marcial. Assim, se o ensinarmos às crianças desde a idade da escola primária, terão ocasião de aplicar o karate às outras artes logo que se tornem soldados. Como militares, poderão ser úteis à sociedade no futuro.

O General Wellington disse a Napoleão I: a batalha de hoje pode ser ganha sobre o terreno da escola do nosso país. Esta frase deve ser compreendida como uma máxima importante." (TOKITSU, 1994, p. 53).

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