domingo, 4 de maio de 2008

General Douglas MacArthur, o esporte molda o guerreiro

Geral do Exército Douglas MacArthur

O General do Exército Douglas MacArthur (26 de janeiro de 1880 - 5 de abril de 1964) foi um Chefe do Estado Maior do Exército dos Estados Unidos durante a década de 1930 e, mais tarde desempenhou um papel proeminente na região do Pacífico, teatro da II Guerra Mundial, recebendo a Medalha de Honra por seus serviços nas Filipinas e na Península de Bataan. Ele foi designado para o comando da proposta de invasão do Japão, em novembro de 1945.

MacArthur supervisionou a ocupação do Japão de 1945 a 1951. Embora criticado por proteger Imperador Hirohito e a família imperial, ele é creditada a execução de grande alcance mudanças democráticas no país. Ele levou o Comando das Nações Unidas contra a Coréia do Sul defendendo a invasão norte-coreano a partir de 1950 a 1951. Em 11 de abril de 1951 MacArthur foi removido do comando pelo presidente Harry S. Truman por discordar publicamente de Truman na Política da Guerra da Coréia.

MacArthur é creditado por várias ditados. "Na guerra, não há substituto para a vitória", mas ele também advertiu, "O soldado, acima de todas as outras pessoas, reza pela paz, para que ele deverá sofrer e suportar as feridas mais profundas e cicatrizes da guerra ".

Ele lutou em três grandes guerras (I Guerra Mundial, II Guerra Mundial, Guerra da Coréia) e foi apenas um dos cinco homens a subir para o posto de General do Exército americano. O general, que participou das olimpíadas de 1928, acreditava que o esporte molda o guerreiro, foi dele a célebre frase:

"Lá nos campos de batalha, fiquei convencido de que os militares que participavam dos desportos tornavam-se os melhores combatentes.
Esses homens, quando tomavam parte em batalhas, combatendo outros seres humanos e submetendo-se às regras do combate, eram os que mais prontamente estavam preparados para aceitar e fazer cumprir a disciplina"


No vídeo abaixo o general MacArthur recebe a rendição do Japão na II Guerra Mundial:


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado