domingo, 6 de abril de 2008

O Maior Guerreiro Americano...

Martin Luther King Jr.

Fez antes de ontem, 4 de abril, 40 anos que Martin Luther King Jr. morreu com um sonho por realizar, mas o seu espírito continua ainda hoje bem vivo. Será que o seu sonho americano vai algum dia ser relizado?

O Dr. Martin Luther King, Jr. (15 de janeiro de 1929, Atlanta, Geórgia4 de abril1968, Memphis, Tennessee) foi um pastor e ativista político norte-americano. Pertencente à Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho". de

Em 1955, depois de uma mulher negra, de nome Rosa Parks, ter sido presa por se recusar a ceder o lugar a um homem branco, Martin Luther King organizou um boicote de 381 dias ao sistema de ônibus de Montgomery, no Alabama.

Sentada num banco do ônibus, um homem branco exigiu que Rosa Parks se levantasse para lhe dar o lugar. A mulher recusou apesar das regras vigentes que obrigavam os negros a ceder os seus lugares aos brancos, fruto das leis de segregação que impunham a separação de raças nos ônibus, restaurantes e lugares públicos no Sul dos EUA. Durante o boicote, que serviu para protestar contra a segregação racial em vigor no sistema de transportes, Martin Luther King sofreu ameaças, foi preso e viu a sua casa ser atacada.

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas anos depois repudiou sua confissão. A viúva de King, Coretta Scott King, junto com o restante da família do líder, venceu um processo civil contra Loyd Jowers, um homem que armou um escândalo ao dizer que lhe tinham oferecido 100 mil dólares pelo assassinato de King.

Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos EUA para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.


Abaixo o vídeo do discurso de Martin Luther King Jr. "Eu tenho um sonho":





O discurso completo de Martin Luther King em português Clicar Aqui!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado