terça-feira, 18 de março de 2008

O ponto crítico das Artes Marciais


O mundo está chegando a um ponto crítico na transmissão de conhecimentos das artes marciais. Menos e menos mestres, das linhagens originais asiáticas diretas, das várias artes lutadoras permanecem. A condução das artes marciais agora será feita pela geração de estudantes existente no mundo inteiro. Estes estudantes do mundo todo estão se tornando a chave da própria transmissão das artes marciais clássicas. Enquanto estes poucos homens e mulheres lutarem para transmitir o conhecimento completamente, eles têm que lutar contra o modismo da modernização e do capitalismo.


"Algumas artes marciais são muito populares e agradam multidões
porque parecem boas e possuem técnicas fáceis. Mas tenha cuidado.
Elas são como o vinho aguado. Um vinho diluído não é verdadeiro,
não é bom, não é o artigo genuíno".
Bruce Lee

Karatê, Tae Kwon Do, Judo apresentam o estouro de escolas em todos os grandes centros, oferecendo agora o avanço de faixas muito rápidos, em consideração ao que era no passado. Seus outdoor´s estão flamejantes em busca de compensação financeira.
Não podemos subestimar o impacto de Artes Marciais Misturadas. O MMA oferece um amálgama de adeptos e de técnicas, enquanto estão sendo renunciadas as atividades básicas como por exemplo o kata.


O MMA produziu grandes lutadores e foi uma forma legítima de exercício de combate, mas também guia muitos, dos estudantes potenciais, para longe do treinamento tradicional.
Hoje estamos observando que esta e a próxima geração está se enfileirado nos mais baixos graus de Dan. Vai ser um desafio recusar a satisfação fácil de troféus, dinheiro, falsa notoriedade e procurar as metas intangíveis do passado.

A grande pergunta é: como nós continuaremos a treinar classicamente?
Talvez buscar algo do velho budo possa ser útil. Tentar manter a forma tradicional do karate do: Corpo, Mente, e Espírito.


Treine seu corpo


Se você quiser treinar no estilo clássico você tem que aderir o derredor. Seis meses ou seis anos não irão apagar este treino. O modo do estilo clássico opera com por repetição e memória dos músculos. Depois de desenvolver a pedra fundamental, os instrutores lhe ensinarão o trabalho externo na forma de kata e rotinas que geram habilidades. Quando você atingir a faixa preta o que você terá um conjunto de exercícios pré-arranjados, que não são muito úteis contra um oponente na vida real.

Muitas das técnicas mais avançadas da velha arte marcial são refinadas, extraordinariamente, em fundamentos. Golpes feitos com perfeita a precisão que atingem o alvo na mosca e que resultam em um efeitos atordoantes (
Shobu Ippon). Isso demora um tempo para aprender e atingir estes objetivos. Sempre é necessário lembrar que esporte é esporte. Algumas escolas não ensinam teorias clássicas, por isso fique de olho.

Investigação


O mundo da arte marcial, em especial o Karatê é difícil de reunir. leia os livros clássicos. veja os vídeos dos mestres legítimos. lembre-se, não importa em que nível você está, você será sempre um estudante.
Mesmo os velhos mestres de Okinawa estudaram conceitos de outros mestres e estilos procurando refinar suas técnicas. Foram ecléticos.


Treine sua mente (não seja obsessivo por rank)

O rank nas artes marciais se iniciou de uma forma inocente. Gigoro Kano queria marcar o progresso de seus alunos. Infelizmente o rank se tornou um fantasma nas artes marciais e para um monte de pessoas afetou o ego negativamente. Hoje o rank por faixa envolve dinheiro e injustiça. No velho Budo não havia necessidade de se marcar o rank pois 0 mesmo era medido pela sobrevivência ou não. Claro que o rank tem sua aplicação positiva e deixa as pessoas honradas.


Treine seu espírito

Karatê e outras artes tradicionais simplesmente não são apenas artes de lutas. Elas são sobre Proteção de Vida. O artista marcial clássico protege sua vida, a vida de outros e até a vida dos atacantes; mas se a situação exigir, respondem com conseqüências devastadoras. Além disso, os artistas marciais (karatedo, judô, taekwondo, kyudo, kendo, iaido, hapkido, aikido, etc.) guardam preocupação com o Do (caminho).


O Tradicional ou o Moderno...

Os mesmos professores sêniors já passaram pelas mesmas provações, e até mesmo mais. Hoje cabe a você, novo intrutor de artes marciais, seguir o caminho certo, e manter a natureza das artes marciais viva! Os críticos das artes marciais tradicionais afirmam que, segundo "a seleção natural", só permanece o que muda...ou, como disse Buda, o que aprende muda.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado