segunda-feira, 10 de março de 2008

Primeira Brasileira Campeã Mundial de Boxe É Karateca

O discreto sotaque acusa que o português não é a língua materna e o passaporte aponta a nacionalidade sérvia, mas Duda Yankovich diz com todas as letras que é brasileira. O caso de amor entre Duda Yankovich e o Brasil já tem sete anos. Foi em 1999 que ela trocou a Sérvia, abalada por conflitos na região balcânica, pelo país sul-americano. A identificação foi imediata, como atesta seu técnico, o ex-campeão mundial Miguel de Oliveira: "Ela veste a camisa".

"Moro aqui, amo as pessoas daqui. Sou mais brasileira do que muita gente que nasceu no País, porque fui eu quem escolhi isso. Não apaguei minha origem sérvia, mas tenho orgulho de carregar o nome do Brasil", explica a lutadora.


Duda treinou
karate (Shotokan-ITKF) dos onze aos dezoito anos de idade. Aos 14 anos recebeu a faixa preta e passou a ser a atleta mais nova entre todas as faixas pretas femininas do país. Durante 6 anos de competição conquistou vários títulos nacionais e internacionais entre quais os mais importantes são:Vice-campeã Européia; Medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil, ambos em 1994. Era uma atleta júnior, mas competia em ambos, no júnior e no adulto naquele tempo.

No ano seguinte, começou com o Kick Boxing. Durante 5 anos consagrou-se 4 vezes a campeã nacional, foi campeã dos Bálcãs e Mediterrâneos (ambos em 1998), participou também de dois campeonatos mundiais e dois europeus.


Um ano depois de ter vivido a guerra na Sérvia, em 1999, mudou-se para o Brasil. Duda continuou sua carreira de Kick Boxing e adquiriu em três anos a faixa preta (2001). Tornou-se campeã nacional brasileira por três vezes. E depois disso se dedicou totalmente ao boxe, que hoje é uma especialidade de Duda.
No ano de 2002 ela fez a sua estréia no boxe amador que se tornou o esporte primordial em sua vida, caminhando por rumos mais profissionais. Sagrou-se campeã nacional em 2002, 2003 e 2004. Conquistou medalha de bronze no campeonato pan-americano de boxe 2005.


A lutadora se naturalizou brasileira no papel, e faz questão de deixar claro que isso é mera formalidade. Ela já tem no currículo o título de campeã brasileira e foi autorizada pela Confederação Brasileira de Boxe a carregar a sigla do País na luta pelo título mundial.
Duda venceu a disputa de título mundial da WIBA (Women´s Internacional Boxing Association) com decisão unânime dos árbitros na categoria de super leves contra a veterana colombiana, Darys Pardo. Trouxe o título mundial para o Brasil, primeira consagração nacional desta categoria.

Após o título mundial conquistado em novembro de 2006, Duda fez sua primeira luta pela defesa do Título Mundial em 17 de março de 2007 contra a americana Belinda Laracuente, vencendo por pontos mais um desafio que durou 10 assaltos. Ao longo de sua carreira Duda acumula um cartel de 8 lutas, 8 vitórias das quais 5 por nocautes.

Duda que é treinada pelo ex-campeão mundial miguel Oliveira afirma que será sempre a bandeira verde e amarela que ela vai carregar nas competições internacionais. Em decorrência da sua fácil adaptação, maneira diferente de ser, autenticidade, paixão pelas lutas, agressividade no ringue, e gênio forte, Duda Yankovich foi apelidada de “camaleoa”. O vídeo abaixo mostra a preparação da luta em que defendeu seu título mundial.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado