quarta-feira, 5 de março de 2008

A Essência do Karatê



por: José Leson

Infelizmente, o que se tem observado, é o lado antagônico da questão chamada “Essência do Karate””. Quando se inicia a prática do Karate, abordam-se os princípios do Karate com muita ligeireza, e entra-se somente no ensino técnico da arte, quer ela se direcione para o desporto, quer somente para o tradicional.

Não tenhamos dúvidas que isto acontece nas duas vertentes, por isso, não atiremos as culpas para uns, porque elas fazem “ricoxete”…
Todavia, reconheço que para quem está mais vocacionado para a parte esportiva, a percentagem é muito maior, uma vez que o objectivo é a competição. Este é pois, um dos males do Karate esportivo e não só este, mas com isto não se pense que no tradicional é tudo bom…

Para sermos fortes e respeitados, não é necessário bater em ninguém…e se a Essência do Karate fizesse parte do conteúdo técnico normal a ensinar, e muito especialmente dos agentes de ensino, com toda a certeza que dentro do panorama Esportivo e do Tradicional, tudo melhorava significativamente…
Para sermos fortes, respeitados e admirados, temos primeiro que nos vencer a nós próprios, já que o verdadeiro inimigo está dentro de nós.

Se a Essência do Karate for estudada e bem interiorizada dentro de nós, não tenhamos dúvidas que tudo seria bem diferente e para muito melhor!
Intencionalmente não falei no DO…são duas letras apenas mas carregadas de um grande simbolismo e da tal Essência…Tal como acima digo, se a Essência estivesse sempre presente, tudo seria realmente diferente e não se assistiria a lutas políticas e não políticas no sentido lato da palavra, a agressões verbais que só desprestigiam o Karate e quem as profere, enfim, a ocorrências lamentáveis que só enfraquece e Karate que tanto amamos.

Se todos os que estão em posições de destaque, muito especialmente aqueles que estão directamente ligados ao ensino do Karate-Do, tivessem aprendido e muito bem interiorizado, o seu carácter estará perfeitamente moldado e aperfeiçoado pela Essência, pelo que tal lhes permitiria saber aceitar e respeitar as opções de cada praticante, quer elas sejam direccionadas para o esporte e /ou tradicional.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado