terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Karate Kyokushin do Brasil é o Melhor do Mundo


A maioria dos praticantes de karate é mesmo do estilo Shotokan. No entanto há um estilo de karate que no Brasil se destaca e vem ganhando títulos internacionais importantes seja na própria modalidade ou em disputas do chamado K1, lutas de trocação de golpes. Para quem não conhece em seguida vamos apresentar um resumo sobre este estilo de karatê.

Kyokushin é formado por dois ideogramas “Kyoku” (puro, aprofundar) e Shin (verdade) que, em conjunto, significam "Aprofundar-se na Verdade". Porém, segundo The Official Canadian Kyokushinkai-kan Karate Organization Website (2005), originalmente o ideograma de “shin” era escrito de forma que significava coração, mas foi alterado pois, Kyokushin escrito desta, forma significava Coração Puro, que era um grupo “Yakuza” (máfia japonesa) muito conhecido.

Karate Kyokushin, fundado por Masutatsu Oyama, baseia-se em pontos e círculos, e não em retas (como a mioria dos outros estilos), dos quais deriva a espetacular força de seu sistema. O treinamento do Karate Kyokushin é centrado no abdômen, pois segundo Oyama aquele que falha em conseguir maestria no controle da respiração, não consegue fazer nada além de alguns truques simples, não atingindo a verdadeira essência do Karate.

O Karate de Oyama evoluiu muito devido ao fato de lutadores de outros estilos de Karate, bem como de outras artes marciais, virem praticar jinsen kumite (luta com contato total, sem equipamento de proteção no “dojo” de Oyama, pois ele aproveitava para aprender novas técnica que poderiam ser úteis em situações reais de combate.

No ano de 1962, Isobe abriu o primeiro “dojo” de Kyokushin no Brasil (Federação Paulista de Karate Kyokushin Oyama, 2005b). Durante o ano de 1963, Oyama viajou pela Europa, Estados Unidos e América do Sul, para promover o Karate Kyokushin, para comemorar o inicio construção da nova sede do Karate Kyokushin, (IKO Kyokushinkaikan Official Website, 2004). em 1975, nos dias 1º, 2 e 3 de novembro, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial, no qual sagrou-se campeão Katsuaki Sato, e em segundo lugar ficou Hatsuo Royama.

O melhor resultado por um lutador não japonês em mundial só foi alcançado no sétimo campeonato mundial, realizado em 3, 4 e 5 de novembro de 1999. Neste campeonato Francisco Alves Filho sagrou-se campeão mundial ao derrotar Hajime Kazumi na final, outro brasileiro que obteve posição de destaque foi Glaube Feitosa, desta vez ficando com a quarta colocação.

Com a morte de Oyama em 1994, muitos dos membros do comitê internacional não aceitaram a carta-testamento deixada por ele, na qual indicava o nome de Akiyoshi Matsui como seu sucessor, e dessa forma criaram suas próprias International Karate Organization´s (IKO-2 sob a responsabilidade de Kenji Midori, IKO-3 sob a responsabilidade de Yoshikazu Matsushima e IKO-4 sob a responsabilidade de Toru Tezuka).

Em novembro de 2007 Teixeira foi campeão mundial de Kyokushin em Tokyo confirmando mais uma vez que o Kyukushin nacional é o melhor do mundo. Veja a reportagem sobre o título de Texeira clicando aqui.




3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da matéria. Muito boa. Eu pratico Kyokushin em Teresópolis/RJ, com Sensei Moacir Lopes.

Elton.Breakout disse...

hauahauahuahua...mew..eu ñ..entendo..d esporte.nehum..acredito..eu q o karatê seja..tb.rsrsrsr
ainda mais com esses nomes..estranhos....mas a proposta do blog..é legal...sim..diferente....!
vlw
!

Unknown disse...

esse cara de cima é retardado mental

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado