"Actualmente a prática do Karate deixou de representar obstáculo, a pessoas portadoras de deficiência física temporária ou permanente, uma vez que já existe em Portugal, Karate em Cadeira de Rodas, graças ao fundador, Sensei Rui Caipira que ensina e desenvolve esta modalidade em vários locais. "
O Karate em Cadeira de Rodas não só é para pessoas portadoras de deficiência física, como também pode ser treinado por todos aqueles que têm muito interesse em aprender esta modalidade.
Embora eu acredite que por mais treinada que seja uma pessoa que esteja em Cadeira de Rodas ela dificilmente levaria vantagem em uma briga contra outra que não esteja nessa condição, volto eu a lembrar que, as artes marciais não tem apenas como fim a defesa pessoal e assim como outros esportes podem servir também para a ressocialização e aumento da disciplina e auto-conhecimento.
Considera que esses métodos são os ideais para as pessoas que estão recuperando de doenças ou se encontram fisicamente fracas ou que por alguma razão estão incapacitadas de praticar Karate. Deste modo podem praticar o Karate em Cadeira de Rodas até que estejam aptos para voltar ao treino regular.
Com essa iniciativa da IJKA ( International Japan Karate Association ) as artes marciais entram no mesmo patamar de tantos outros esportes que já tem suas regras e características especiais para pessoas com algum tipo de deficiência, as quais não devem ser excluídas de nenhuma atividade normal do nosso dia a dia estando os esportes entre elas. Fico feliz que agora as AM ( artes marciais ) estejam ao alcance de ainda mais pessoas e fazendo um trabalho para o bem das pessoas com algum tipo de deficiência física. Tomara que logo tenhamos uma academia assim no Brasil também.
domingo, 20 de janeiro de 2008
Karate de Cadeira de Rodas
Por: Oswaldo Bezerra às 01:06
Marcadores: karate de cadeira de rodas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário