segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Uma controvérsia no templo shaolin

 

ts

Fonte: The Indenpendent

O mosteiro de Shaolin é o berço de um antigo e elegante código de luta, onde os punhos da fúria e da forma do dragão que há milhares de anos coexistiram pacificamente ao lado de meditação budista calma. Mas o templo, construído em 495, como um lugar de contemplação e de disciplina, é agora um destino turístico próspero e empreendimento multinacional, dirigida por um monge que ganhou o respeito de muitos por seu senso de negócios e marketing prudente.


Puristas e críticos dizem, porém, que ele é um oportunista comercial. O empreendimento mais recente de negócios controversos do CEO "de Shaolin" - como o abade do templo, Shi Yongxin, é uma incursão no turismo moderno e finanças. O governo local da cidade de Dengfeng estabeleceu ligações com a estatal China Travel Service para lançar uma empresa de viagens que utilizam o nome Shaolin. A nova empresa tem como objetivo promover a cultura e o turismo de Shaolin Songshan Mountain.


O templo Shaolin é amplamente considerada como o berço do kung fu Shaolin. Shi Yongxin assumiu o cargo de abade em 1999 e dividiu a opinião sobre se ele esteja vendendo o patrimônio antigo do templo. "O templo Shaolin é o berço do kung fu, que traz consigo a grande responsabilidade de promover o kung fu", disse o abade declarando em defesa dos seus riscos negócios.


O corpulento de 44 anos não se parece com uma estrela de kung fu, mas, como quem já viu Kung Fu Panda sabe, as aparências enganam quando se trata de habilidades em artes marciais e, neste caso as vestimentas amarelas dos monges vistos no comercial .


O senhor. Shi foi duramente criticado um par de anos atrás por aceitar uma marca de carros de luxo nova para seus serviços da indústria do turismo local. Em novembro, um hacker colocou na página do site da Shaolin uma carta falsa de remorso, em nome de Shi. Nela, ele foi acusado, mais uma vez, de vender o patrimônio.

Na quinta-feira, o abade, que também é diretor-adjunto da Associação Budista da China, estava de volta na defensiva após relatórios sugeriram que o templo seria público. Ele negou que Shaolin viria a ser um acionista da nova empresa de turismo que irá constar na lista em 2011, em Hong Kong ou no continente chinês. A missão principal do templo, disse o monge, foi para "organizar atividades religiosas para atender a demanda de seguidores religiosos".


O mosteiro de Shaolin apresentado em dezenas de filmes de artes marciais em Hong Kong e do continente. Mas fora da China é mais conhecido como o templo na década de 1970 no programa de televisão Kung Fu em que Kwai Chang Caine ou "Gafanhoto", interpretado pelo falecido ator americano David Carradine, estudou as lições ensinadas a ele por Mestre Po e Mestre Kan.

 
Como a maioria dos mosteiros da China, Shaolin foi severamente danificado e, em seguida, encerrada suas atividades durante a Revolução Cultural, uma década de frenesi ideológico entre 1966 e 1976, quando muitos templos antigos e artefatos foram destruídos. Seu ressurgimento, desde então, tem sido notável, embora não seja exatamente o que muitos poderiam esperar um templo budista.


O que quer que seus críticos digam, é inegável que o senhor. Shi tem feito para popularizar a cidade. Tem mais de 80 clubes e escolas de artes marciais com um total de 60.000 alunos. No ano passado, o templo tinha 1,6 milhões de visitantes, que pagaram 100 yuan (R$ 9) cada um para assistir ao show espetacular do kung fu. Entre os turistas estava o então presidente russo, Vladimir Putin, que em março de 2006 se tornou o primeiro líder estrangeiro a visitar o templo.


Graças a comercialização sagaz do abade, a lista do templo das realizações comerciais colocaria qualquer parque temático no chinelo. No ano passado, o mosteiro foi o cenário para o lançamento do mais recente épico de kung fu, a £ 18m blockbuster Shaolin. Estiveram presentes estrelas do cinema de Hong Kong lendas Jackie Chan, Andy Lau e Nicholas Tse, bem como a subida do continente do fã de Star Bingbing, e será dirigido por Benny Chan de Hong Kong. Preenchendo o elenco estarão estrelas incluindo Shaoqun Wu Jing e Yu, e milhares de discípulos do templo Shaolin.


Em outro sinal de sofisticação dos monges Shaolin relativo ao "crescimento financeiro, o braço midiático do templo, a China Songshan Shaolin Temple Comunicação Centro de Cultura, irá juntar-se com o Imperador de Hong Kong Motion Pictures, e as empresas de produção chinês China Film Group, Huayi Brothers e Pequim Silver Moon Productions. Esta é uma produção de alto perfil, e o apronto mostra quão cuidadoso, o abade é sobre a proteção da marca.


"Sentimos que era importante não se apressar em um projeto de filme apenas por uma questão de fazer um outro filme", disse ele. "Levou um longo tempo para encontrar os parceiros certos e que se tinha todos os elementos certos para algo tão monumental como este."


Quatro anos atrás, o templo recebeu o K-Star Global chinês Kung Fu concorrência Star TV, que colocou 108 artistas marciais em competições na TV e ofereceu aos vencedores uma oportunidade no estrelato. Os entusiastas de artes marciais foram classificadas, em virtude e habilidades no kung fu. Em junho de 2008, o mosteiro de Shaolin lançou o seu próprio site, permitindo que os entusiastas de artes marciais pudessem comprar itens como um par de chinelos de Shaolin, itens de kung fu, chás e camisas, pauzinhos e taças para os movimentos de equilíbrio delicado, enquanto um manual de kung fu, ao custo de 90 libras, ensina a base das cinco técnicas do combate do shaolin: tigre, leopardo, serpente, dragão e garça.


O templo shaolin pode ser um lugar de contemplação espiritual, mas agora se firma também como um lugar de gênios comerciais.


Shaolin habilidades de combate


* Kung fu é um termo genérico para muitas habilidades diferentes e é usado principalmente no Ocidente. Na China, as pessoas usam o wushu palavra para se referir às artes marciais. Os médicos dizem outras artes marciais, como karatê, originado de kung fu.


* O Templo Shaolin na China, é amplamente considerado como o berço do kung fu Shaolin. Originalmente 72 movimentos básicos de luta, a forma cresceu para 170 move-se em cinco estilos: o Tigre, Leopardo, Serpente, Dragão e Garça.


* Crianças entre quatro e dez anos são entregues às escolas de kung fu por seus pais para um regime vigoroso de exercícios físicos e treinamento em artes marciais.

 
* Um monge indiano, Bodhi Dharma, começou a espalhar Zen Budismo no Templo Shaolin, e iniciou a sua tradição das artes marciais.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado