terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vovó karateca chega ao 3o. Dan

FIGHTING FIT: Granny Elaine Lane has a 3rd dan black belt in Shokotan karate Marcus Thompson MDG241109_MT07_03

Karate e avós geralmente não são palavras que você encontrar na mesma frase. A alegre avó Elaine Lane de Willand recebeu o 3 º dan aos 52 anos. É uma das sete mulheres com mais de 50 anos na Grã-Bretanha ter conseguido tal façanha. Elaine faz Karate Shotokan há 26. Depois que Elaine recebeu sua faixa preta, em 1993, ela começou a trabalhar sobre os níveis de dan e claro o lapso de tempo necessário entre cada uma.


"Karate Shotokan tem um estilo distinto. É tanto disciplinados e agressivos. Cada movimento tem que ser controlado", explicou ela. "Eu comecei karate porque eu queria começar algo excitante para substituir o repetitivo fitness. Lembro-me de alguém ter sugerido que eu tentasse uma arte marcial, devido ao aspecto da auto-defesa aspecto .


"Eu gostei desde o início e é muito gratificante - é exigente fisicamente e mentalmente, então quando você for premiado com a faixa seguinte você sabe que você mereceu.


"Estou muito honrada por ser uma das poucas mulheres a quem foi concedido o Dan de número 3, esta torna-se mais de uma conquista que eu pensava. "À medida que envelhecemos os exercícios se tornam mais difícil e a motivação é mais difícil de encontrar. Mas no karatê, homens e mulheres são tratadas de formas iguais.


"As primeiras semanas são as mais difíceis, mas uma vez que se instale se torna muito divertido. Todo mundo no clube Cullompton é muito paciente em qualquer nível. Estamos todos aprendendo. "Auto-defesa é uma coisa boa que lhe dá uma calma e confiança - sabendo que você pode cuidar de si mesma permite-lhe sair sem se preocupar. E essa confiança vai brilhar em situações difíceis. "Não somos ensinados a usar Shotokan como um meio de ataque, apenas como proteção contra agressões.

Idade a parte, Elaine é uma das poucas mulheres a praticar Shotokan em um esporte dominado por homens. "A formação é a mesma para ambos os sexos", explicou ela. "As mulheres são colocadas contra os homens, se eles estão no mesmo grau que elas, o que destingue é apenas a cor da faixa.


"Como os homens são naturalmente mais fortes do que as mulheres, nós aprendemos como usar nossos corpos para desviar com seu poder de bloqueio e usando técnicas de movimento em vez de trocar socos, caso contrário, eles ganhariam sempre. "Depois de lutar contra um homem, muitas vezes fico coberta de hematomas, mas isso faz parte!"


Elaine diz que a idade não foi um obstáculo para alcançar um padrão tão alto, embora ela disse que esta seria sua última série. "Mas a coisa boa sobre o estilo Shotokan é que você é graduado pela habilidade e movimentos corretos. Cada nível de praticantes de Shotokan são testados em três aspectos: movimentos básicos, estilo de luta-livre e os padrões de movimentos.


"Movimentos básicos envolvem atacar ou defender por conta própria e, em seguida, o estilo de luta-livre envolve uma parceria com alguém do mesmo grau que você - independentemente da idade ou sexo. "Eu estava emparelhado com um rapaz de 21 anos de idade que está na seleção britânica de Karatê. Claro que trinta anos é uma grande lacuna, por isso é muito difícil acompanhar sua velocidade.


Shotokan é um estilo muito preciso de karatê, onde é fundamental que os membros do praticante se movam com bastante simetria. "Eu não sou mais capaz de chegar ao 4o. Dan, devido à forma física e mental exigente no karate. "Mas eu continuarei treinando por que amo esta arte marcial, e esta é a beleza do negócio - você pode treinar e melhorar sempre."

Fonte: The Is Exeter

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado