segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Ground & Pound no seu Karatê.

gp_thumb[1]

Existem diferentes modos de execução do karate utilizando a base baixa (nage-waza). O estilo Shotokan é considerado um estilo de Karatê muito difícil. E, sendo um estilo muito difícil, centrou-se quase que exclusivamente sobre as técnicas lineares. As posições básicas, golpes e chutes (kihon) foram sendo aperfeiçoados cada vez mais.

Agora sabemos que ao levar para baixo (ou seja, varrer, jogar ou bloquear) é tanto, ou mais, um integrante do pacote para uso em lutas reais, modelo pelas quais as artes marciais são baseadas. A variação de como lutar no solo utilizando golpes (ground and pound) tem tantas variações diferentes como as possibilidades de uso. Muitas dessas técnicas podem realmente dar fim a um combate. Lembrem-se de Lyoto Machida colocando o Thiago Silva para dormir, em um combate pelo UFC, através de um golpe aplicado com o oponente deitado.

Muito usado pelo velho, e bom lutador, Randy Coulture nos campeonatos de MMA, essas técnicas fazem parte do seu Karatê. Dada a sua eficiência em lutas de MMA, e também em combates reais, por que será que essas técnicas estão morrendo nos tradicionais Dojôs de Karatê? Talvez a ostentação "dos chutes altos e posturas bonita” junto com as regras nos torneios de Karatê estejam guiando o mercado de ensino do karatê moderno?

Será que a arte marcial se diluiu ao longo do tempo, ou temos observado nos lugares errados? Não temos a resposta, mas com certeza temos alguns exercícios a mais para praticar no karatê nosso de cada dia. Então ... aqui estão alguns diferentes estilos e técnicas de levar ao chão. Espero que vocês gostem.

 

Aqui está uma queda de base Shotokan. Não parece ser muito simples, sem frescuras ou fantasia apenas técnica. Mas, olhe para os pequenos detalhes Sensei Yamaguchi aponta como ele demonstra ...

Agora isso é simples. Eu nem tenho certeza se você poderia chamá-lo de técnica, mas não há como negar a eficácia ... 

Um tipo ligeiramente diferente, utilizado pelo Goju Ryu que é semelhante a uma apresentação. Mas, isso é apenas porque a técnica foi interrompida. Não há dúvida de que poderia ter sido concluído.

Uma questão de simetria, acabamos de voltar ao ponto de partida ou seja os desmontes do Karatê Shotokan.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado