quarta-feira, 6 de maio de 2009

Uma derrocada no olho do elefante

O mapa do Rio Grande do Norte se assemelha a um elefante.


O brasileiro se destaca em todas as artes marciais. Isto se deve a fibra do nosso povo que prefere morrer a se entregar. Existe um lugar no Brasil em que esta assertiva teve total comprovação. A localidade fica em um estado brasileiro cujo mapa tem o formato de um elefante, a ocorrência foi precisamente no olho do elefante. O estado é o Rio Grande do Norte e a cidade é Mossoró.


Painel na cidade de Mossoró retratando o povo acima contra os cangaceiros abaixo

Há mais ou menos 80 anos atrás padre Cícero incentivou a formação de um grupo paramilitar para enfrentar a Coluna Prestes. Na ocasião o padre convidou Lampião para o combate oferecendo-lhe a patente de Capitão. Desde então Virgulino Ferreira adotou a patente e passou a ser conhecido como Capitão Virgulino “O Lampião”. Heróis para uns, mas um bandido fora da lei para outros.

Cangaceiro Jararaca foi ferido, preso e morto no dia seguinte. Hoje é venerado por fazer milagres.

O Rei do Cangaço era considerado até então imbatível e de corpo fechado. No dia 13 de junho de 1927 Lampião e seu bando iniciam a invasão de Mossoró. Do outro lado, o povo de Mossoró resolve se armar para se defender.

A capela palco da batalha.


O prefeito Rodolfo Fernandes esvaziiou a cidade, criou trincheiras nas ruas e fortificou as torres da igreja. Quem ficou para o combate não ficou preocupado com a própria família.



Posicionamento das tropas de Lampião em vermelho e da resistência de Mossoró em amarelo (1- Capela de São Vicente; 2- Casa do prefeito).

Avisado da iniciativa da população da cidade Lampião resolve negociar um resgate de reféns ao invés da luta direta. É enviado um bilhete, pedindo 400 contos de réis para poupar a cidade e soltar os reféns. Com a negativa, vem o segundo bilhete ameaçador e a resposta: Lampião podia vir que o que tinha separado para ele era bala. À tarde, por volta das 16h, começou o ataque. Lampião dividiu o bando em grupos. Um atacou a casa do prefeito; outro a estação ferroviária; o terceiro rumou para o cemitério.


Carta de Lampião ao prefeito de Mossoró exigindo pagamento para não atacar a cidade


Com a resistência armada, o bando foi derrotado uma hora após o início do conflito. O Bando perdeu importantes membros como Colchete que foi morto e Jararaca, ferido no peito. Este último seria assassinado no dia seguinte.

A resistência do povo de Mossoró frente ao bando de Virgulino Ferreira aconteceu sem apoio da polícia, sem apoio do estado e nem das tropas federais. Foi o fim da lenda de invencíbilidade atribuído a Lampião e início da queda do rei do cangaço.

O estudante de Karate, assim como o povo de Mossoró, está sempre se preparando para vencer sozinho o embatível.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado