quarta-feira, 22 de abril de 2009

Japoneses coçam a cabeça diante de uma epidemia de fungo que está matando o Judô

Judô ameaçado pelo fungo

Por: Richard Lloyd Parry de Tokyo na TimesOnline


Eles estão entre os mais famosos lutadores do mundo, conhecidos pela sua disciplina, velocidade e resistência. Agora os artistas marciais do Japão estão sendo vítimas de uma epidemia que está infligindo-os com comichão, desfiguração e calvície.

Inspeção nos lutadores de Sumô

Médicos e funcionários dizem que o judô está enfrentando uma ruína infecciosa devido a um fungo espalhando através de clubes em todo Japão. É transmitida de um praticante para outro durante os abraços que está no cerne do desporto.


Primeiros sintomas

Praticantes de wrestling e do antigo sumo também têm sido atingidos por Trichophyton tonsurans, um fungo comedor de pele semelhante à pé-de-atleta. A Federação japonesa de judô encomendou a pesquisa para avaliar a extensão do problema.


A pesquisa revelou que quase um terço dos clubes de judô e metade das equipes escolares foram afetados pelo fungo, que é altamente infeccioso e difícil de ser tratado. Seus sintomas incluem manchas de vermelhidão no pescoço, face e parte superior do corpo, que muitas vezes são coceiras e inchaços.


O fungo mais freqüentemente afeta o couro cabeludo, por vezes, causar manchas de pele a descascar, mas muitas vezes mostrando poucos sintomas evidentes nas fases iniciais. O fungo pode se introduzir nos folículos pilosos, causando perda de cabelo. O tratamento consiste em uso por três meses de medicamentos.


A perspectiva da infestação de fungos privando os grandes encontrões no Sumô causou grande inquietação. "A Federação está preocupado com a situação", disse Seitaro HIRUMA, um professor de dermatologia na Juntendo University, Tóquio, que efetuou a investigação.


Agora eles estão dizendo que se esta infecção prolongar o Judô japonês estará arruinado. Em uma carta aos clubes de Judô em todo o país a federação convocou os judocas para participar no inquérito. "Se esta infecção se espalha, pode prejudicar a imagem do judô e todos devem contribuir contra o declínio do esporte". "Então, por favor, cooperar com esta investigação." O contágio é um efeito colateral do grande sucesso do judô e sua crescente internacionalização desde que se tornou um esporte olímpico nos Jogos de 1964 em Tóquio.



Estágio mais avançado do ataque do Trichophyton tonsurans



O professor HIRUMA disse que o fungo Trichophyton tonsurans é originário da América Latina. “A infecção começou na América em 1960 após a revolução em Cuba, quando lotes de refugiados foram deslocados para os EUA, disse o professor”.



"Lutadores trazidos para a Europa espalharam a infecção entre a população wrestling." No Japão o número de lutadores é pequeno, é em torno de 50.000, em comparação com 500.000 judocas da europa. Os judocas japoneses foram infectados na Europa e levaram de volta para o Japão. Acenda-se o alerta para o Jiu-jitsu.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado