Outro ponto positivo é justamente o seu caráter extremamente técnico. Quem vê uma luta, não entende muito bem do que se trata, mas cada movimento tem uma defesa correspondente. É como uma partida de xadrez: para cada ataque, uma resposta. No entanto, a maioria das pessoas não domina esse jogo de movimentos corporais e sucumbe facilmente à investida mais simples. O agressor é surpreendido com os movimentos de defesa da vítima e, por não saber lutar, não sabe como se defender daquele ataque. Como diz a Ana Maria: 'se alguém que nunca lutou entrar em um combate com quem domina a técnica, é como um estudante querer ensinar aritmética a um doutor em Matemática'.
Depois de tudo isso, não se pode deixar de fora o bem estar físico que a atividade proporciona. A luta é uma ginástica natural, que trabalha praticamente todos os músculos do corpo. Além de desenvolver uma enorme consciência corporal, agrega força muscular e agilidade nos movimentos. Depois de começar a treinar, pode dispensar a musculação na academia! De sobra, você ainda descarrega o stress diário em duas horas no tatame e sai de lá se sentindo muito mais leve.
Aproveitamos a ocasião para fazer quatro simulações de ataques e suas respectivas defesas. Desta vez, contamos com a narração dos movimentos pelo dono da academia - e professor de Ana Maria Índia -, o lutador Márcio Shark.
Simulação 1 - Ataque pelas costas
Simulação 2 - Ataque pelo pescoço
Simulação 3 - Ataque pela frente
Simulação 4 - Ataque puxando o cabelo
0 comentários:
Postar um comentário