domingo, 3 de fevereiro de 2008

Ana Maria: a lutadora bela




Entrevisata com Ana Maria:

Fale-nos um pouco como você começou nas artes Marciais e porque você escolheu o Vale Tudo?
Comecei a treinar Jiu Jitsu em Marilia-SP, eu era estudante de bio-medicina quando me descobri no esporte, comecei a treinar tarde, eu ia fazer 22 anos, mas desde o primeiro dia amei o que eu estava fazendo, na realidade todo mundo que estava ali queria brincar da mesma coisa que eu, comecei a treinar de tarde depois de manhã e a tarde. A faculdade era de noite e o treino de competição também, acabei treinando de manhã de tarde e de noite, tentei focar o máximo que eu podia por saber que tinha que correr atrás de um tempo perdido. As meninas começam a treinar muito novas, até então minha pretensão era só o Jiu Jitsu, não tenho muitas referências de esporte na minha vida. Eu vivia em outro mundo, comecei a lutar por amor mesmo.Vi, olhei e amei aquilo que um professor que tinha quase o meu peso podia fazer com o corpo dele, Mestre Alexandre Oliveira, meu primeiro professor de Jiu Jitsu, eu achei que podia fazer também.



Você vem do mesmo estado dos irmãos Nogueira e de Popó, algum deles chegou a te influenciar nas suas escolhas e no seu estilo?
Rodrigo e Rogério,sempre....eles pra mim são exemplo de tudo, determinação,perseverança humildade disciplina, tudo que é preciso pra eu admirar alguém eles possuem, sei o que estou falando. Poder estar perto dos meninos é um aprendizado constante. Nunca conheci Popo, mas sou aluna de Dórea, e ele sim, acreditou em mim desde sempre.


Qual foi a sua luta mais difícil e porque?
A minha maior luta foi minha cirurgia no joelho pois tive que parar com o que me sustenta psicologicamente por estar longe da minha filha que é o meu treino, pois moro sozinha no Rio o pós operatório foi muito complicado pois eu não tinha ninguém comigo, o dia a dia para a recuperação era sacrificante, coisas simples como fazer um gelo pra colocar no joelho, eu tinha que me rastejar da cozinha pra geladeira pra poder fazer o gelo, ou ate mesmo varrer a casa eu sentava no chão pra poder varre, eu não tinha cama dormia no tatame, pra me levantar era muito complicado, ir no mercado colocava as sacolas na muleta..enfim....passou graças a Deus e eu estou bem agora.


Você está presente no dia a dia de uma das maiores academias do mundo, a BTT. Como é seu dia dia de treino e como você gerencia sua vida no meio de tantos homens?
Acho tranqüilo pois todos me tratam com muito respeito como mulher e como profissional, todos sabem do meu trabalho e que estou ali pra treinar.Tenho a oportunidade de estar perto de muita gente boa, uso isso pra aprender o máximo possível, não invado o espaço de ninguém para que não façam isso comigo.tenho ótimos amigos na BTT, mas ali é meu trabalho. Trocamos muita informação e nos ajudamos bastante. Pra mim não teria outro lugar pra eu estar. Quero aproveitar pra agradecer ao Toquinho o Parrudinho, Cristiano Bananada, Buscape, Milton, Mauricio, o Bebeo, o Murilo enfim... a todos que não da pra citar....obrigado!

Você está prestes a estrear no Boxe em Brasília, o que espera desse combate e como você vem se preparando para ele?
Pra falar a verdade eu estava vindo a Salvador de férias com minha filha, umas amigas Adriana (BI campeã pan-americana de Boxe, Carlinha e Erica campeãs Brasileiras) falaram pra eu lutar. Pedi pro Dórea que é meu professor de boxe se eu podia também e ele me disse que eu só teria duas semanas pra treinar muito em cima, mas se eu quisesse a experiência eu poderia sim. Aí .....rs....to correndo atrás pra não fazer feio, estudando as regras por que o jogo muda e eu vou lá ganhar experiência de ringue, garanto que vou dar o meu melhor o meu máximo lá em cima.

O que você sabe sobre suas adversárias?
Deste evento pouca coisa, foi tudo muito rápido, não achei nada delas pra eu estudar, estou vendo muitas lutas de boxe só pra ver movimentação das meninas, boxe tem muita mobilidade de perna, sei da garota que é a cabeça da chave, sei que é muito experiente e tem uma visão muito boa de luta.

Na sua opinião é válido quando o atleta de Vale Tudo compete em outras modalidades como o Boxe, Jiu Jitsu e Muay Thai?
Pra mim é sim, por que eu por exemplo quando vou pro chão fico tranqüila por ser meu esporte de competição. Acho bom por que você ganha experiência de ringue e de competição, acabo usando as competições como treino e ainda por cima eu não tenho outra mulher pra treinar, é uma forma de me sentir nas outras modalidades, no Vale tudo você tem que ficar bem onde se encontrar.

Voltando ao Vale Tudo, quem você vê como os maiores nomes do Vale Tudo feminino hoje?
Nos 55kg a Michelle Tavares, no 60kg a Carina Dan e acima a Cris Cyborg.

O que você espera para a atleta Ana Maria para o ano de 2008?
Acho que 2008 será o meu ano. 2007 foi um ano de aprendizado muito intenso, acho que tudo vem na hora certa se você fizer o seu e fizer o certo. Quero a ponta da minha categoria e vou lutar pra isso com toda a minha disciplina e respeito ao que faço.

Deixe um recado para os internautas que nos acompanham.
Aprendi uma coisa com meu professor Marcio Almeida(BTT-BA), "Você é individual na sua fila, não tem ninguém na sua frente, apenas do seu lado, não olhe para os lados olhe pra você, faça a sua história.â€� Um abraço a todos e obrigado por acompanharem o MMA feminino




Ana Maria India com 1,68 m de altura pesa 60 Kg. nasceu em 20 de outubro de 1978, treina no Rio de janeiro e pretence a quipe AC BRAZILIAN TOP TEAM. Seu estilo de luta principal é o Jiu Jitsu e luta nas modalidades MMA, Jiu Jitsu, Boxe e Muay Thai. possui no MMA: 02 Vitórias e 01 Derrota e noJiu Jitsu: 45 Vitórias - 08 Derrotas. Seus principais títulos conquistaods foram o Campeonato Minotauro Fight III; Campeonato Taurus Combate além disso foi campeã da Copa do Mundo de Jiu Jitsu e Campeã Norte e Nordeste e Bahiana Absoluto.

2 comentários:

Unknown disse...

Ela é um exemplo de mulher!!!

Muitoo geurreira...um dia qro ser igual a ela!!!!

=D

te adoroo aninhaa!!!

Anônimo disse...

Acho q Ana M ainda tem mto pela frente! E o tempo e curto! Ela ja tem quase 30 anos, e tem mto menina excelente em MMA q nao tem chance nem oportunidade! Tinham q ser abertas portas para todas!

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado