Pu-erh ou Puer é um Chá "pós-fermentado" (envelhecido) cujo nome vem do condado de Pu'er em Yunnan, na China.
O livro, este intitulado "Qigong - A arte e a ciência de cura energética chinesa" por Kenneth S. Cohen apresenta uma ponte entre os estudos de energia útil esotéricas e a ciência moderna, mas o que chama minha atenção foi o seu capítulo sobre o chá.
Muita gente tem trocado o café pelo chá como por exemplo erva cidreira, capim limão, erva doce, boldo entre outros. Conforme Cohen descreve, infusões a partir da planta Camellia sinensis são os únicos e "verdadeiros" chás, e eles são realmente medicamentos.
Muito tem sido dito recentemente sobre os benefícios para a saúde do chá verde (que é não fermentado), na medida do antioxidante e também para perda de peso. O mais interessante dos chás citados por Cohen é o chá fermentado chamado "Pu-erh", conhecido no Brasil por chá vermelho.
Cohen escreveu na página 310: "Pu Erh é um chá Oolong semifermentado da Província de Yunan, é provavelmente o mais famoso chá medicinal da China. - Pu Ehr é caracterizado por um sabor suave de terra".
The Holy Mountain Trading Company website descreve o processo: "Folhas de chá são secas, então, ainda ligeiramente úmida, são empilhados em montes, onde uma bactéria cria uma reação. As folhas são compactados em bolos".
"Em 1970, os médicos chineses em Kunming relatou experimentos clínicos que Pu-erh baixa os níveis de colesterol no sangue. Pesquisadores franceses em St. Antoine, em Paris tiveram resultados iguais e descobriram que três xícaras de Pu-erh por dia, um mês baixam em 25% os lipídios em 20 pacientes com hiperlipidemia, enquanto que em outros chás não houve nenhuma mudança. Deste modo o chá de Pu-erh alcança os mesmos efeitos do clofibrato, porém sem efeitos colaterais do medicamento.
Este chá chinês também se mostra útil para o emagrecimento através da aceleração do metabolismo. Dizem pessoas que já tomaram este chá que você literalmente seca 2 kg por semana.
Os homens que beberam mais de 4,7 xícaras de chá por dia tinham um risco reduzido em 69 por cento para acidente vascular cerebral em comparação com os homens que beberam menos de 2,6 copos por dia, disseram os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública e Protecção do Ambiente em Bilthoven, Holanda.
Chá ajuda também a prevenir a cárie dentária em diversas maneiras. Ele contém uma dose contínua de flúor e funciona melhor do que o antibiótico tetraciclina. Segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Tóquio. O chá combate vários tipos de bactérias na boca que causam a doença e perda dos dentes. Ele também mata a maior parte das bactérias na cavidade bucal.
Um dos motivos que muita gente deixa o café é por causa da cafeína. O chá também tem cafeína mas segundo Cohen sugere o chá contém outras substâncias químicas que podem alterar ou atenuar os efeitos da cafeína. Ele também analisa vários estudos, incluindo a experiência do hospital de Paris, onde vinte pacientes com níveis anormalmente elevados de gordura no sangue foram dadas três xícaras de chá de Pu-erh por dia durante um mês. Seus níveis de gordura no sangue diminuíram 25%.
Um giro rápido em torno do Internet irá lhe fornecer mais informações sobre os benefícios de saúde ao tomar o chá. Como você vê na imagem acima, os melhores vêm pressionado arrumado como tijolos. Vamos experimentar este chá que tem um custo aproximado de R$ 30,00.
É importante lembrar:
1 - Não confundir o chá vermelho, também conhecido como Pu-erh, com o chá vermelho da África do Sul, extraído de uma planta de família das leguminosas.
2 - Gestantes, pessoas com gastrite e com arrítimia cardíaca não devem consumí-lo.
0 comentários:
Postar um comentário