Analise o ataque deste vídeo. Parece que esses dois caras são as únicas pessoas na plataforma. O atacante (segurando a garrafa) está agindo muito desconfiado, por três razões principais. Primeiro, ele está segurando a garrafa de uma forma estranha. Ele está segurando-a como uma arma. Agora isso não significa que alguém segurando uma garrafa como ele pretende attacar, mas, certamente, deve aumentar o meu estado de alerta.
Segundo, ele caminha até a borda da plataforma e dá uma boa olhada duas vezes. O fato de que ele fez mesmo uma só vez já deveria ser suspeito, especialmente quando tudo é levado em conta também.
E terceiro, o cara com a garrafa é totalmente inquieto. Ele não param de se mover em nenhum momento. Ele está claramente estimulado. Agora, isso poderia ser sinal até mesmo de drogas, mas que em si é mais um sinal de aviso.
Ser inquieto é sinal de que a pessoa está sob adrena. É um sinal de que ele tenha feito uma decisão para fazer algo e que algo tem provocado algumas respostas fisiológicas. Para nós, isso significa que devemos estar muito atento pois os movimentos do agressor um indicador claro de que um ataque estar por vir. E o vídeo destaca que bem.
Qualquer um desses sinais deve aumentar os seus níveis de consciência. Tendo as três coisas acima identificadas devemos definitivamente desencadear uma série de respostas. A eventual vítima deveria ter se levantado e saído da área ou movido para onde outras pessoas estivessem. Mesmo que isso significasse deixar a estação.
Outra opção seria a de, pelo menos, não se sentar mas ficar em pé. Ele poderia ter colocado sua sacola nos para usá-la como um escudo e uma arma. Isso poderia ter gerado cautela no atacante.
O atacante provavelmente não se decidiu atacar a vítima até que ele contactou o homem em uma conversa para avaliar seu nível de confiança e capacidade. Isso aconteceu sentado no banco. Estar Sentado é uma posição desfavorável para se defender. Se tivesse ficado em pé, como descrito acima, o atacante não poderia atacar.
A vítima eventual poderia ter sido mais confiante e menos submissa e tentar colocar dúvida na mente atacante, quanto à sua capacidade de se defender e lutar com intenção.
O atacante estava claramente tentando usar o elemento surpresa. Se o homem comunicasse que estava ciente de sua intenção, mesmo que sutilmente, poderia ter sido suficiente para deter o agressor.
Tenho a certeza que se você assistir o vídeo novamente, você verá os sinais e os indicadores da intenção do atacante e ver que o que a vítima fez (sentar-se, parecem completamente inconsciente etc), tudo isso contribuiu para o ataque em curso.
Como ponto final, a vítima estava com sorte. O atacante poderia facilmente atacar repetidas vezes e cortar, por exemplo, a artéria carótida causando hemorragias maciças e, possivelmente, morte. O ataque real foi leve. Com algumas ações simples poderia ter sido completamente evitado.
0 comentários:
Postar um comentário