sábado, 28 de novembro de 2009

Treinando Karatê com diabetes

 

Por: Franks

Viver com Diabetes (ausência da capacidade para processar açúcar), é um desafio, mas com cuidado e compreensão do corpo não é algo que deve deixar nos abestermos da experiência do Karate-do.

Para lhe dar uma idéia do meu estado alimentar preciso injetar insulina de longa ação "Lantus" duas vezes ao dia, insulina de ação rápida "Novolog" em cada refeição, 3 vezes ao dia, comprimido oral  "Metformin" 2 vezes ao dia, comprimido "Amlodapean / Benazprl" 2 vezes ao dia.

Recentemente, fiz um pouco de kumite, que se transformou em algo bem mais divertido, um lampejo de adrenalina mas que  simplesmente puxou minhas reservas de energia, tudo que pude fazer para evitar problemas, quando eu percebi o que estava acontecendo, foi encerrar o combate.

Com qualquer nível de golpes é aconselhável que se exercite para descobrir como o organismo vai “queimar-se” com o excesso de açúcar e insulina, principalmente se você está na tênue linha do equilíbrio alimentar e exercício físico. Em seu treinamento diário deve-se tentar empurrar seu corpo ao máximo e então, rapidamente, medir o seu nível de açúcar no sangue, e entender que você vai queimar a reserva de flutuação, se não for mais rápido, então você deve começar com menos insulina (permitindo que seu nível de açúcar no sangue se eleve) ou ter à mão uma fonte rápida de açúcar para compensar a perda rápida.

O processo é muito mais que uma questão de tentativa e erro e você deve experimentar e descobrir o que é certo para você.

Outras coisas a considerar sempre:

Pequenos cortes e contusões precisam ser limpos e observar que a cura deve ser atingida através de neuropatia diabética, só não cicatrizam no mesmo ritmo. Qualquer cor estranha, vermelhidão ou feridas abertas devem ser limpas com cuidado e se observou que em 24 horas que os claros sinais de cura não aparecem e as coisas piorarem, consulte um médico imediatamente!

Inpecione seus pés, que devem estar sempre limpos e secos depois de cada sessão de treinamento, eu carrego um estoque de "Wet Ones"  um antibacteriano de bolso na minha mala só para limpar abaixo dos meus pés. (Wetones.com, cerca de 5 reais uma caixa). Sempre pressione suavemente os pontos de contato de seus pés e anotar.

Deixe o seu Sensei saber de sua condição, ou companheiro de classe, apenas no caso de coisas sérias.

O treinamento deve ser em um ritmo constante. É algo que o corpo pode e deve adaptar-se com diabetes, que será uma grande ajuda em um programa regular de exercícios na sua vida, uma vida normal e saudável.

Teste o seu açúcar no sangue antes e depois da aula, anote os resultados e ajuste a medicação, também deixe o seu médico saber de sua aventura. De resto, é só Treinar duro e treinar com freqüência.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado