domingo, 22 de novembro de 2009

Meditação reduz pela metade o risco de ataque cardíaco

Toni - seiza 

Observamos em uma competição, alguém que fazia o kata Sanchin, toda mudança de postura foi acompanhado por forte silvo de respiração, tensão dinâmica e intenso esforço de braços, pernas e tronco. Você podia ver as veias saltarem em sua testa. Isso é saudável?


A filosofia taoísta afirma que não se deve prejudicar o organismo durante o exercício como o caminho superior. Sem dor sem ganhos sempre foi a filosofia oposta pregado pelos profissionais do mercado para a longevidade, razão pela qual artes marciais atingem o seu auge na casa dos cinquenta.

Mesmo em legítima defesa, temos de cultivar uma mente calma. Enquanto muitos acham que a meditação sentada é difícil e um pouco chata, a meditação em movimento de Tai Chi Chuan, Bagua e Xingyi realmente ajuda a concentrar. A diferença de Meditação transcendental é que em vez de transcender o corpo para um estado separado, nos esforçamos para ter a mente plena e completa na integração com o corpo.


Aqui está um ótimo artigo do The Telegraph.UK que cita estudos médicos que demostram que a meditação corta o risco de ataque cardíaco pela metade. Aqui estão algumas citações:

"Os pesquisadores do Colégio Médico de Wisconsin em Milwaukee, em colaboração com o Instituto de Medicina Natural e Prevenção de Maharishi University of Management, em Fairfield, Iowa, calculado ataques cardíacos, derrames e mortes como um resultado e encontraram uma redução de 47 por cento em pacientes que meditam.


Eles também tinham pressão arterial e reduções significativas em seus níveis de stress. O Dr. Robert Schneider, autor e diretor do Centro de Medicina Natural e Prevenção, afirmou: "Pesquisas anteriores sobre a Meditação Transcendental mostraram reduções na pressão arterial, estresse psicológico, e outros fatores de risco para doenças do coração, independentemente da etnia.


"Mas este é o primeiro ensaio clínico controlado para mostrar que a prática de longo prazo do programa especial de redução do stress reduz a incidência de eventos cardiovasculares clínicos, isto é, ataques cardíacos, AVC e mortalidade."


Dr. Schneider disse que o efeito da Meditação Transcendental no ensaio foi como um medicamento recém-descoberto para a prevenção de doenças cardíacas.


"Neste caso, os novos medicamentos são derivados de farmácia do próprio corpo interno estimulado pela prática de Meditação Transcendental", disse ele. "


Tchau pessoal, precisamos ir a nossa prática de Tai Chi Chuan agora ...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado