terça-feira, 10 de novembro de 2009

Karatê no Ceará: de Maia Martins ao Primeiro Campeonato Brasileiro Escolar


 Capitão Maia Martins introdutor do Karatê no Ceará. Fotos da revista Santos Dumont, em 1964
Escola de Paraquedistas do Exército no Rio de Janeiro.


Fortaleza será a capital do Karatê brasileiro neste sábado dia 14 de novembro. Lá estarão os melhores karatecas do Brasil entre 12 a 17 anos de idade. Eles participarão do Primeiro Campeonato Brasileiro Escolar. Um campeonato que entrará para a história do Karatê brasileiro. De quebra os jovens karatecas poderão conhecer uma das mais belas cidades do Brasil: Fortaleza.

Os pontos turísticos são infinitos, mas destacamos alguns deles::




Praia do Futuro: A praia tem 5 km de extensão, é bem movimentada e bem estruturada com pratos típicos e locais para realização de shows e eventos. 








Praia da Iracema:  Contém um excelente calçadão iluminado para caminhada e hotéis e pousadas em sua orla.




Beach Park: é um complexo voltado para diversão, lazer e turismo que abriga o maior parque aquático da América Latina.

O Karate foi itroduzido no Ceará pelo Capitão Maia Martins, que era faixa roxa quando aqui retornou a Fortaleza na década de 70. Os professores mais antigos da cidade alencarina são Gilson Weine e Heraldo Guedes Lobo.

Fundada em 12 de novembro de 1983, a Federação Cearense de Karate - inicialmente vinculada a Federação de Pugilismo do Ceará, da qual se desligou em 24 de março de 1987 - tem como atual presidente o Prof. Luiz Carlos Cardoso, que assumiu a entidade em 1987, diante de um quadro de 10 academias e 1.500 praticantes.

O Prf. Luiz Carlos concluiu seu primeiro mandato em 1990, quando foi eleito vice-presidente e, em 1992, reassumiu a presidência para completar um mandato de três anos. (O presidente da entidade foi o Sr. Pedro Gomes da Silva).


Hoje a FCK conta com academias por quase todo o estado e cerca de 20.000 praticantes registrados. Esse crescimento se deu graças ao trabalho de interiorização realizado pelo Prof. Luiz Carlos. na Federação Cearense de Karate que se localiza na Rua Pedro Rufino, 40 - CEP 50.175-000 Varjota - Fortaleza-CE.

Até 1985 disputava-se de três a quatro competições ao ano, a partir de 1986 aumentou o número de competições chegando a acontecer de três a quatro competições no mês, por esta razão aconteceu um crescimento vertiginoso do nível técnico. 


Atualmente o Karate é praticado na maioria dos municípios do estado do Ceará.O Karate-DO Oficial está em mais de 100 municípios em todo estado do Ceará. Hoje a FCK promove junto a CBDE o Primeiro Campeonato Brasileiro Escolar de Karatê.

Clique aqui para saber onde praticar Karate no Ceará!!!




As meninas do Karate das Meninas: Jade, Larissa, Dandara e Jéssica viajam nesta quarta-feira para Fortaleza-CE para o Primeiro Campeonato Brasileiro Escolar, vestidas por Kimonos Opção!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado