domingo, 1 de novembro de 2009

Do tempo das boas lutas: George Thanos entra para o hall da fama






Foi em 1969, quando um jovem de 17 anos se viu frente a frente dentro do ring contra nada mais, nada menos, que Joe Lewis, um homem que acabaria por se tornar um faixa preta 10º. Dan (honra mais elevada em todas as artes marciais) e seria duas vezes votado como o maior lutador de karatê de todos os tempos. Certamente havia milhões de lugares mais seguros para se estar, mas para George Thanos era exatamente  onde ele queria estar. 
 


Enquanto a multidão estava reunida em torno ao DC Armory para testemunhar o roud final entre os dois guerreiros, os espectadores podiam ver claramente que George não estava sequer remotamente intimidado pelo altamente elogiado campeão. 


Na verdade, aqueles que assistiram a luta, incluindo um escritor da revista Black Belt, acreditava que o jovem desafiante lutou corajosamente. "Thanos abriu a ação com um chute lateral rígido que pousou no braço de Lewis e acompanhado com um chute circular que Lewis também bloqueou", escreveu Robert W. Bassman.

Lewis que era o terror do mundo do karatê parecia não ter quase nenhuma ofensividade. “Parecia que Thanos foi ‘O cara’ e Lewis foi o desafiador. Infelizmente, para George, ele acabou perdendo a batalha na prorrogação por apenas um ponto.


Descendente de gregos, George trabalhou desde o ensino fundamental até o ensino médio esfregando o chão e consertando sapatos.Quando eu tinha oito anos, eu vi, na televisão, um karateca quebrando blocos de concreto, e ele ficou na minha cabeça." George queria aprender karatê desde aquele dia, mas os apelos desesperados de seu pai o fez esperar até que ele fosse um adolescente para iniciar a formação.



" Ki Whang Kim foi meu e segundo pai, porque eu estava naquele dojô quase todos os dias. Fazia parte do meu crescimento. Ele me manteve fora das ruas", explicou George. Além de aprender habilidades de luta, ele também absorveu as lições de respeito, moderação e humildade. Afinal, o Mestre Kim Ki Whang era rigoroso que ensinava exigindo disciplina. 



"Eu tive pressão de meu pai para ganhar. Eu costumava trazer para casa os troféus e colocá-los em torno de sua cadeira no canto. Eu adorava. Era parte da minha vida. Ao longo de sua carreira no karatê, as realizações de George foram mais do que suficiente para impressionar . Ele ganhou o campeonato norte-americano e os dez maiores torneios nacionais. Ele também tornou-se o Grande Campeão no All American Open Championships no Madison Square Garden em 1975. Aliás, esse é o mesmo evento que a lenda do artista marcial Chuck Norris venceu em 1967 e 1968. Desde então, Norris tornou-se o rosto americano do karatê e depois atuou em inúmeros filmes de artes marciais e programas de TV. 


George está há amis de 43 anos no Karatê onde ganhou o título e o respeito de "Mestre". Ele ainda trabalha com Karatê por algumas horas diárias.  Em 1975, ele tornou-se oficialmente um lutador profissional, quando foi escolhido como um dos primeiros 50 atletas da Professional Karate Association. Dezesseis anos depois, foi premiado com uma faixa preta de 7º. Dan pelo Mestre Ki Whang Kim.  "Meu mestre conferiu apenas duas faixas pretas 7º. Dan, uma para Mitchell Bobrow e uma para mim”, disse ele. 



Mais recentemente, ele foi agraciado com o prêmio elevado de ser introduzido no Hall da Fama. Durante a cerimônia no início deste ano, ele foi reconhecido como um dos melhores lutadores da década de 70. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado