Longo tempo como árbitro e juiz MMA, Cecil Peoples faz seu seu exame no confronto deste fim de semana passado entre no evento principal do UFC entre o campeão dos meio-pesados, Lyoto Machida e Mauricio "Shogun" Rua.
Falando a CageReport.net, Peoples disse:
Primeiro de tudo o que você precisa entender é que a partir de onde os juízes estão sentados, nós começamos a ver coisas que os fãs em casa pode não vêem.
Mauricio Rua estava sendo agressivo, mas não foi eficaz em sua agressividade que é o que nós, os juízes procuramos quando arbitramos uma luta. A maneira que eu vi, Lyoto despachou os golpes mais limpos e prejudiciais durante todo o combate - se você olhar os critérios de como julgar golpes limpos são mais valorizados do que a quantidade de golpes.
Embora Rua tenha jogado um monte de chutes baixos não eram tão prejudiciais como os ataques do Lyoto. É por isso que marcou os três primeiros rounds para Machida. Você tem que manter em mente, sempre a favor do lutador que está tentando terminar a luta, e pernadas baixas certamente não fazem isso.
Quando ambo lutadores estão envolvidos em um jogo marcante eu procuro sempre observar qual lutador está sendo mais criterioso, escolhendo seus pontos, sendo preciso golpear mais limpo que em última análise foi o Lyoto quem o fez efetivamente e por isso manteve o controle no octagon.
Eu reconheço o fato de Rua ter algumas tentativas de queda durante o curso da luta, Lyoto defendeu, no entanto todos eles com sucesso, que conta como luta eficaz em seu favor, onde, como tentativas de desmonte vencidas não marcaram nada.
Portanto vamos por esse critério, creio que o Lyoto ganhou a luta com clareza. Estou feliz que outros juízes no painel viram da mesma maneira e tenho certeza que os fãs devem compreender os aspectos técnicos do esporte de acordo com a decisão também.
O Presidente do UFC Dana White certamente não concorda com a avaliação do juiz, e ordenou uma revanche imediata entre os dois talentosa lutadores brasileiros. A luta é susceptível de ocorrer durante a Primavera do próximo ano.
0 comentários:
Postar um comentário