O CEO das USANKF dos Estados Unidos, a maior federação de Karatê nacional do mundo, relatou na última revista eletrônica da Federação o revés olímpico sofrido pelo Karatê e suas considerações sobre o Karatê desportivo sob a batuta da WKF em todo o mundo. Sem dúvida, quem pode observar os campeonatos mundo afora sob a administração da WKF observa a diferença positiva.
Como todos sabem agora, o Comitê Executivo do COI mais uma vez rejeitou a inclusão de Karate no programa dos Jogos Olímpicos. Ao fazer comparações com outros esportes que estavam em disputava não encontramos nenhum motivo para isto.
O Karate cumpriu sem exceção todos os critérios para o programa e na maioria das áreas excedeu em muito as exigências. Tendo sido envolvidas neste processo global nos últimos 30 anos, posso garantir que, embora o processo
tornou-se melhor desde a última votação, está longe de ser justo.
Onde nós estamos:
1 Estamos muito superior ao número mínimo de países.
2 Temos a eqüidade de gênero.
3 Nós temos um esporte que é muito exigente fisicamente.
4 Nosso sistema de pontuação é objetiva e não subjetiva.
5 Karate se presta facilmente à televisão e radiodifusão.
6 Karate é universal em seu apelo e, certamente, é mundial.
7 Karate é um esporte de medalhas em todas as Multi-Competições Internacionais de esporte, tais como os Jogos Asiáticos, Jogos Mundiais, Jogos Pan-americanos que compõem o chamado Círculo Olímpico.
8 Karate é um esporte de vida e cultura.
9 A Federação Mundial de Karate, sob a liderança do presidente Antonio Espinos é muito apreciada e é
extremamente bem organizada em todo o mundo.
Com todas estas virtudes e com uma grande liderança o que aconteceu? Quando a votação foi levado a recomendar 2 esportes para os Jogos de 2016, o Karate foi um dos quais foi considerado altamente favorito.
No entanto, na primeira rodada de votação sobre a votação o Karate ficou em segundo lugar e como a segunda força. O que aconteceu depois do primeiro voto é algo que ninguém sabe, mas certamente parece que aqueles que votaram foram guiados pelas perspectivas das receitas que o Golf seria capaz de trazer. Foi extremamente decepcionante.
No entanto, em olhar para todo o sistema e a continuação dos esforços do COI para reestruturar constantemente o processo de seleção para torná-lo mais justo, não é uma questão de "se" Karate estará no futuro nas Olimpíadas.
Nós incluímos as 4 rodadas do voto do Ex COI para sua revisão.
O futuro do Karate Do nunca pareceu tão bom.
Regards,
Luke St Onge
CEO-USANKF
0 comentários:
Postar um comentário