terça-feira, 26 de maio de 2009

Seleção Brasileira desfalcada para o Campeonato Pan Americano

Equipe brasileira campeã do Pan americano de 2008
Fonte: Karate Família Nardes

O campeonato Pan americano de Karate adulto 2009 ocorrerá entre os dias 26 e 31 de maio. Sem apoio financeiro da CBK(Confederação Brasileira de karate), os atletas tiveram que bancar toda a conta com passagens, inscrições, alimentação e treinamentos. Por isso foi formada uma equipe desfalcada, pois nem todos têm condições financeiras para participar de um evento como este.


Alguns recebem Bolsa atleta e poucos têm apoio de empresas, mas a maioria terá que bancar do próprio bolso. A chance de o Brasil Conquistar, depois de nove anos, o troféu de Campeão das Américas é assim diminuída.Ser o melhor atleta da categoria no karate (CBK) do Brasil, não significa que você vá representar o seu país, mundo a fora, pois é preciso muito mais do que isso. O que sobra de tudo isso é a desmotivação para muitos atletas. Obviamente que a CBK possui os melhores atletas de karatê-do do Brasil, mas estes mesmos atletas sofrem angustiados atrás de verbas para tais fins. Estes acontecimentos apontam para o surgimento e crescimento de outras entidades de karatê.



Mesmo assim o técnico Luis Otávio Aranha Lacombe, conta com a garra dos brasileiros para conquistar um título que não vem para o Brasil há 09 anos. Em Curaçao a seleção brasileira desenvolverá treinamentos específicos, nos dias que antecedem o início das competições. Segundo Lacombe, todos os karatecas estão bem preparados para o campeonato, “Queremos resgatar esta hegemonia do esporte. E estes atletas levam bandeira do Brasil em suas lutas. Eles querem defender o Brasil e irão se esforçar por isso”.



Os treinamentos da Seleção ocorreram na cidade de Presidente Prudente e o técnico disse que “Tudo o que foi possível fazer, nós fizemos! Agora, é esperar a competição e por em prática tudo aquilo que foi passado" Lacombe acredita que as grandes esperanças são Valéria Kumizaki, Douglas Brose, Jeanis Colzani e Rafael Martins. Um grande desfalque ai se faz presente pela ausência do atual campeão panamericano Luciano Nardes. As equipes rivais, as que mais darão trabalho ao grupo brasileiro estão os países que investem no esporte como os Estados Unidos, Venezuela e México. Em julho a segunda competição oficial da qual a seleção participará este ano é o Campeonato Sul-Americano, a ser realizado na Colômbia. A delegação Brasileira conta com o apoio dos professores da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que realizam o acompanhamento do grupo na cidade, e também irão para Curaçao, além de Lacombe, o coordenador de Esportes, Pedro Balarim Júnior; o médico Marcelo Fernandes Tribst, da Faculdade de Medicina e o professor do curso de Educação Física e delegado regional de Esportes, Lazer e Turismo de Presidente Prudente, Marcel Adilson Marangoni.


O Congresso Pleno que antecede o início das competições em Curaçao, tratará sobre as principais questões referentes ao esporte, por representantes das delegações de todos os países que participam do campeonato. Neste evento deverá ser confirmada a inclusão do karatê, nas disputas do Campeonato Pan-Americano Universitário. O técnico quer fazer com que Prudente possa sediar a competição, na edição de 2010. “Isso vai depender das exigências dos organizadores do campeonato, mas temos a esperança de trazer a disputa para cá, provavelmente, no próximo ano”, conta. Junto a selção barsileira também está o experiente técnico de kata Genival Ferreira, de Duque de Caxias no Rio de Janeiro. A Volta da Seleção Brasileira de karate está prevista para o dia 1º de junho de 2009.

1 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela cobertura!

Acompanharemos as novas por aqui.

Boa sorte Brasil!

OSS!

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado