quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fé e valores: o Karatê na igreja

A instrutora de Karatê Angel Petley ajuda Jmoy Reed, de 10 anos, com as técnicas de karatê no Centro do Cristo Vitorioso em Boca Raton, Florida. Aulas de karatê cristão ensinam respeito, autocontrole e fé.


Muitas religiões têm feito ligações com as artes marciais. Existe a Federação Judia de Karatê; no site www.catholic-pages.com existe um grupo de discussão para os artistas marciais católicos. Artistas marciais Muçulmanos são conhecidos desde o século XIII. O Centro Islâmico de Boca Raton ensina Aikido. Também existem as associações de artes marciais cristãs alé da Rede Internacional de Artistas Marciais cristã, o cristão Ryu Karate Association e do cristão-Kyu Karate-Do Federation, sediado em Ohio.



O Karatê cristão rejeita alguns dogmas da antiga arte marcial, como o culto dos mortos. Instrutor Roy Robinson na Igreja de Todas as Nações em Boca Raton mantém uma escola de Karatê Tradicional desde 1993, quando ele disse ouviu palavras de Deus para substituir um professor de karatê que faleceu no dojo onde ele participava.



Em uma igreja americana se ouve estudantes de karatê avançam juntos em uníssono fazendo um chute frontal (Mae Geri) e um passo para trás para fazer um chute lateral (Yoko Geri). Com os braços ligeiramente curvados em posição, elas aprendem a fazer um bloqueio superior (age UKE). Ao mesmo tempo, Billy Roberts grita um versículo bíblico, ou dois para se lembrar. O que ele faz uma repetir constantemente seus alunos é Filipenses 4:13, "Eu posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece."



O Sensei Billy Roberts, que recebeu uma licença no ministério, decidiu não servir apenas atrás de um púlpito, mas sim fazer o que ele gosta mais junto com a entregar da mensagem de Deus. É por isso que ele começou a dar aula de Karate para o Ministério de Cristo, onde os fundamentos do karate são ensinados para jovens e adultos todas as sextas-feiras no Decatur Indoor Sports Center. E durante as sessões, ele atira em alguns socos e Palavra de Deus também.



"Agora, vamos estudar Romanos 10 e aprendizagem sobre salvação nas aulas", disse Roberts, de 32 anos, que queria usar o seu ministério como uma forma de trazer diversão saudável para as famílias e ainda ministrar o ensinamento religioso. Robert que aprendeu Karatê com o Sensei Billy, começou a ensinar karate a quase 100 crianças, com idades variando de quatro a 16. Teve que fechar seu dojô por problemas financeiros.



Roberts sentiu uma chamada para pregar e freqüentou um seminário na Geórgia, graduando em 2008. Pouco depois, ele começou seu ministério de Karatê para Cristo. "Adoro ensinar as crianças alguma coisa da Bíblia junto com o Karatê. E tive algumas das crianças que aceitaram Cristo como seu salvador", disse ele.



Uma mãe que assistia à aula de karatê afirmou sobre seu filho: "Ele estava sempre interessado em entrar em uma aula de karatê. Mas a maioria dessas aulas é muito cara, até que encontraram um presente", disse ela. “Não é só sobre aprender karatê, mas também sobre a Bíblia”.


Outra mãe comentou: “É simplesmente maravilhoso.” Sendo um único filho, Stacie também encontrou a aula de karatê como uma bênção e com um preço acessível. O aluno também explica que as aulas de Roberts são bastante divertidas para as crianças.



A arte de infligir danos, dor ou prejuízo para o agressor é considerado uma autodefesa. A defesa deve ser a arte ensinada aos cristãos, baseada em Jesus' palavras em João 17:15: "Minha oração não é que você tirá-los do mundo, mas o modo de se proteger do mal." Defenderemos o nosso corpo, o templo de Deus, do ataque de uma outra pessoa que estão vinculadas por Satanás, para nos prejudicar fisicamente, disse Roberts.



Através do nosso exemplo de se proteger contra o agressor, propiciaremos um modo de que ele não cometa pecado contra nós, com a mesma cobertura do Espírito Santo, pode nos defender através do ataque.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado