sábado, 28 de março de 2009

Pontos Vitais para Atemi


Com o advento desportivo do Jûdô, a parte de Atemi-waza foi completamente negligenciada ao nível de ensino.  Mas Atemi-waza existe e é tão importante quanto às demais divisões técnicas do Jûdô. No Jûdô, as projecções derivam da escola Kitô de Jû-jutsu, mas as técnicas de controle e pancadas em pontos vitais derivam da escola Tenjin Shin'yô de Jû-jutsu
    

Naturalmente, Atemi-waza não pode ser utilizado em competições pelo grande risco machucar seriamente o adversário, contudo estas técnicas são treinadas constantemente nos Kata. A grandiosidade do Jûdô reside no Jûdô como um "todo", incluindo-se o Atemi-waza.

Karate-do é em grande parte, aprender a bater e onde se bater. Você aprenderá a batida, incluindo a maneira de mover o seu corpo para gerar energia, e posicionar seu corpo para poder aplicar, e em que partes do corpo do adversário para bater. Você aprende sobre pontos vitais, pontos fracos anatômicos, e um toque de fisiologia para que você entenda os resultados e as conseqüências, em uma pessoa que se atinge de certa maneira. 
 
No básico ensina-se as pessoas o objetivo de centro de massa - os pontos vitais são intencionalmente vago para o aluno que está aprendendo o atemi. Como o aluno progride o kata tornar-se mais e mais específico.

 
Para o nível básico imagina-se um corpo humano como  4 "amplas faixas pintadas verticalmente para baixo, do plexo solar horizontalmente na parte inferior e nas costelas, e uma ampla faixa pintada horizontal entre o estômago e a virilha. Essas listras descrevem as noções básicas de pontos vitais. No nível básico, todas as suas principais metas (exceto joelhos e nos rins) é atingir estas faixas.


Karate-do ainda é muito eficaz! Claro, que pode ser em parte porque outra modificação ocorreu, possivelmente para além das intenções do Funakoshi: seu estilo Shotokan, começou a enfatizar o desenvolvimento de energia na execução das técnicas.

 

Que mais poderia fazer seus alunos? Se você não tem conhecimento dos pontos de pressão, você tem de melhorar o jeito de como bater. E se um praticante de alguma maneira tomar conhecimento destes pontos, sabendo como golpear poderosamente sobre eles, certamente terá alcançado uma arte marcial mortal.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado