sexta-feira, 6 de março de 2009

Melhor Karateca espanhol de todos os tempos se aposenta do esporte

Ivan Leal aplicando golpe em oponente


"Retiro-me pois já ganhei todos os títulos", Ivan Leal

É verdade que você está se retirando das competições?
Se não acontecer nada de diferente após os Jogos do Mediterrâneo, neste verão, devo sair. Por conseguinte, a competição do domingoserá minh última.






O que poderia fazer você mudar decisão? O karatê ser colocado no programa olímpico. Isso será decidido em outubro.






É sobre o dinheiro? Também, mas não a única razão, nem o mais importante. Tenho umas dívidas, uma família e uma criança pequena, e vejo-o mais tempo possível.




O que a Federação diz a você? A Federação da Espanha quer que eu continue, mas a decisão é quase definitiva. Esta é a minha última etapa como um competidor. Mas se você estiver na melhor forma, ainda é fundamental na seleção. Estive mais de doze anos na equipe nacional, e tenho quatro títulos mundiais e oito títulos europeus. Eu perdi o meu entusiasmo porque tenho metas a cumprir. Assim, se fosse o karatê Olímpicos, teriam uma meta a mais e esperança para continuar a competir.






O que aconteceu de melhor nestes anos todos? O duplo título mundial de 2002, em Madrid, em equipe e individual. É uma conquista que poucos concorrentes fizeram na história do esporte.






Quantas vezes você teve ferimentos graves na carreira? Já tive muitos cortes no supercílio, nariz quebrado mas uma lezão grave nunca sofri.




Você é uma pessoa perigosa no dia a dia? Pratico uma arte marcial e um esporte de luta. No esporte aprendemos que o mais importante é ter respeito pelo adversário. A agressividade é importante na luta, mas sempre controlanda. Na vida cotidiana, nós karatekas somos muito calmos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado